Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43537

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Paula Juliane Nascimento da-
dc.date.accessioned2022-03-25T21:20:01Z-
dc.date.available2022-03-25T21:20:01Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.date.submitted2022-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Paula Juliane Nascimento da. A correlação de modelos teóricos em física e atividades experimentais como forma investigativa das concepções epistemológicas de estudantes do curso de Física-Licenciatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43537-
dc.description.abstractÉ possível que haja conflitos sobre o que é real e o que é ideal em física, visto que é comum fazer analogias de conteúdos físicos com situações reais. Tal prática deixa implícito que o estudo da realidade começa com idealizações, que são dotadas de modelos teóricos intrinsicamente incompletos quando comparados com situações supostamente reais. Em vista disso, investigamos as possíveis concepções epistemológicas de estudantes do segundo e oitavo períodos do Curso de Física-Licenciatura segundo a essência do conhecimento, formulando categorias de realismo natural, idealismo e realismo crítico/fenomenalismo. Para análise, apresentamos um modelo teórico e o experimento que o representa, comparamos os resultados teóricos e experimentais e levamos os estudantes a indagações reflexivas diante de resultados discrepantes. Como resultado, a investigação mostrou que a maioria dos estudantes, tanto do segundo período quanto do oitavo período, possuem concepção de realismo crítico/fenomenalismo atribuindo o modelo teórico ser incompleto ou que o experimento que se refere a realidade possui elementos que a priori não sabiam determinar.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.titleA correlação de modelos teóricos em física e atividades experimentais como forma investigativa das concepções epistemológicas de estudantes do curso de Física-Licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9091347728158299pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Paula Juliane Nascimento da.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons