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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43537
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOREIRA, Augusto César Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paula Juliane Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T21:20:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T21:20:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paula Juliane Nascimento da. A correlação de modelos teóricos em física e atividades experimentais como forma investigativa das concepções epistemológicas de estudantes do curso de Física-Licenciatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43537 | - |
dc.description.abstract | É possível que haja conflitos sobre o que é real e o que é ideal em física, visto que é comum fazer analogias de conteúdos físicos com situações reais. Tal prática deixa implícito que o estudo da realidade começa com idealizações, que são dotadas de modelos teóricos intrinsicamente incompletos quando comparados com situações supostamente reais. Em vista disso, investigamos as possíveis concepções epistemológicas de estudantes do segundo e oitavo períodos do Curso de Física-Licenciatura segundo a essência do conhecimento, formulando categorias de realismo natural, idealismo e realismo crítico/fenomenalismo. Para análise, apresentamos um modelo teórico e o experimento que o representa, comparamos os resultados teóricos e experimentais e levamos os estudantes a indagações reflexivas diante de resultados discrepantes. Como resultado, a investigação mostrou que a maioria dos estudantes, tanto do segundo período quanto do oitavo período, possuem concepção de realismo crítico/fenomenalismo atribuindo o modelo teórico ser incompleto ou que o experimento que se refere a realidade possui elementos que a priori não sabiam determinar. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.title | A correlação de modelos teóricos em física e atividades experimentais como forma investigativa das concepções epistemológicas de estudantes do curso de Física-Licenciatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9091347728158299 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5231814679023337 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SILVA, Paula Juliane Nascimento da.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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