Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43597
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAUTERT, Síntria Labres | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Diogo Emmanuel Lucena dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T18:59:12Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T18:59:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Diogo Emmanuel Lucena dos. Relações entre vivências negativas, ansiedade matemática e procrastinação em estudantes de pedagogia. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43597 | - |
dc.description.abstract | A formação em Pedagogia enfrenta diversos desafios, dentre eles o de preparar o estudante ao exercício crítico da docência e superar as dificuldades no ensino e na aprendizagem da Matemática. Esta pesquisa investigou como a ansiedade matemática, as vivências negativas e a procrastinação se relacionam e afetam o fazer acadêmico de estudantes da Licenciatura em Pedagogia em relação à matemática. Participaram inicialmente 119 estudantes de Pedagogia, de ambos os sexos, entre 16 e 58 anos, matriculados em universidades públicas e privadas, entre o 1o e o 10o períodos. Destes, 60 estudantes responderam às três escalas usadas na investigação. Estes foram alocados em três grupos relacionados às experiências curriculares voltadas à matemática: G1- aqueles que não cursaram nenhuma disciplina teórica (15 estudantes); G2- aqueles que cursaram disciplinas teóricas (30 estudantes) e G3- aqueles que passaram por disciplinas teóricas e práticas (estágio curricular) (15 estudantes). A coleta dos dados foi realizada de modo remoto em duas etapas. A Etapa 1 consistiu no preenchimento da Escala de Ansiedade à Matemática (EAM-PED), Escala de Vivências Acadêmicas Negativas em relação à Matemática (EVAN-PED), e Escala de Motivos de Procrastinação Acadêmica em relação a Matemática (EMOP-MAT). A Etapa 2 consistiu na realização de entrevista semiestruturada com os participantes que atingiram pontuações de extrema ansiedade. Dos seis contatados apenas dois retornaram o e-mail e participaram nessa etapa, que tinha por objetivo resgatar as narrativas em relação à Matemática. Os resultados obtidos dos 119 participantes permitiram a realização de Análise Fatorial Exploratória (AFE) na EAM-PED: teste de KMO (0,938) e o teste de esfericidade de Bartlett (<0.001). Os valores do Alpha de Cronbach (0.98) e da variância explicada (0.744) indicam que os itens da EAM-PED apresentam confiabilidade na aplicação. Em relação às variáveis investigadas, os resultados apontam correlação positiva e significativa entre ansiedade matemática e vivências negativas experienciadas em aulas de matemática nos Ensinos Fundamental (Anos Iniciais e Finais), e Médio. No que concerne ao Ensino Superior, a ansiedade matemática parece estar relacionada ao histórico e às lembranças advindas de momentos traumáticos dessas vivências negativas nos anos escolares se associando a comportamentos procrastinatórios, reflexo dessas dificuldades existentes. A procrastinação se relacionou de forma negativa com ansiedade matemática no que diz respeito às tarefas matemáticas; por outro lado ao investigar os motivos pelos quais os estudantes procrastinam esse tipo de tarefa, há relação positiva com a ansiedade matemática, visto que esses motivos se caracterizam pelos desconfortos presentes na ansiedade matemática. Conclui-se que a ansiedade matemática em estudantes de pedagogia apresenta relação com as vivências negativas presentes desde os anos de escolarização, repercutindo em ações em sua formação acadêmica no curso de Pedagogia, sendo motivos para comportamentos procrastinatórios na hora de cursar, aprender e estagiar disciplinas que apresentem a palavra Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Vivência negativa - Procrastinação | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades existentes – Momentos traumáticos | pt_BR |
dc.subject | Traumas escolares | pt_BR |
dc.subject | Relação negativa – Ansiedade Matemática | pt_BR |
dc.subject | Profissionais da educação | pt_BR |
dc.subject | Formação básica | pt_BR |
dc.title | Relações entre vivências negativas, ansiedade matemática e procrastinação em estudantes de pedagogia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARMO, João dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7275182097167871 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1825422952986771 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Education in Pedagogy faces several challenges, including preparing the student for the critical exercise of teaching and overcoming difficulties in teaching and learning Mathematics. This research investigated how Mathematics anxiety, negative experiences and procrastination are related to and affect the academic performance of Pedagogy students in relation to Mathematics. Reports included 119 Pedagogy students of both sexes, aged between 16 and 58 years old, enrolled in public and private universities, between the 1st and 10th semester. Of these, 60 students surveyed the three scales applied in the investigation and were effective in participating in the study. These were divided into three groups related to curricular experiences focused on mathematics: G1- those who did not attend any theoretical subject (15 students); G2- those who attended theoretical subjects (30 students) and G3- those who attended theoretical and practical subjects (15 students). Data collection was performed remotely in two steps. Step 1 consisted of completing the Mathematics Anxiety Scale (EAM-PED); Negative Academic Experiences Scale in relation to Mathematics (EVAN-PED); and Scale of Reasons for Academic Procrastination in relation to Mathematics (EMOP-MAT). Step 2 consisted of conducting a semi- structured interview with participants who achieved extreme anxiety scores. Of the six contacted, only two returned to the email and were effective at this stage, which aimed to rescue the narratives in relation to Mathematics. The results obtained from the 119 participants conferred sample adequacy for the performance of Exploratory Factor Analysis (EFA) in the EAM-PED: KMO test (0.938) and Bartlett's test of sphericity (<0.001). The values of Cronbach's Alpha (0.98) and explained variance (0.744) indicate that the EAM-PED items have internal consistency. Regarding the investigated variables, the results show a positive and significant correlation between mathematical anxiety and negative experiences experienced in Mathematics classes in Elementary School (Initial and Final Years), and High School. Regarding Higher Education, mathematical anxiety seems to be related to the history and memories arising from traumatic moments of these negative experiences in school years, causing procrastination behavior, a reflection of these existing difficulties. Procrastination was negatively related to mathematical anxiety regarding mathematical tasks; on the other hand, when investigating the reasons why students procrastinate this type of task, there was a positive correlation with mathematical anxiety, since these reasons are characterized by the discomforts present in mathematical anxiety. In conclusion, mathematical anxiety in pedagogy students is related to the negative experiences present since the years of schooling, reflecting on actions in their academic training in the Pedagogy course, being reasons for procrastination when studying, learning and internship in subjects that present the word Mathematics. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1263046410329694 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Diogo Emmanuel Lucena dos Santos.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons