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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43599

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Título: Avaliando a aprendizagem das leis de Newton no ensino de física: entendendo e problematizando o papel das avaliações na disciplina de física no ensino médio.
Autor(es): SILVA, Joclebson Gilvan da
Palavras-chave: Currículos; Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil); Avaliação; Newton, Isaac, Sir, 1642-1727
Data do documento: 4-Dez-2018
Citação: SILVA, Joclebson Gilvan da. Avaliando a aprendizagem das leis de Newton no ensino de física: entendendo e problematizando o papel das avaliações na disciplina de física no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Diante do que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Estaduais (Pernambuco) apresentam como habilidades, competências, qualidades, valores e atitudes que se esperam que os estudantes do ensino médio desenvolvam, foi analisado neste trabalho o Enem e as provas dos alunos dos anos finais do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco sobre a avaliação da temática das leis de Newton. Foi feito inicialmente um estudo sobre os aspectos e características relacionados à avaliação e às competências apresentadas pelos parâmetros curriculares. Posteriormente foram analisadas as questões do Enem e as avaliações referentes às leis de Newton apresentadas pelos estudantes do curso de licenciatura em Física, e construído um quadro que relaciona aquilo que é exigido nas questões apresentadas, tanto no Enem como nas avaliações elaboradas pelos participantes, com as competências e habilidades presentes nos PCNs. Objetiva-se com este trabalho fazer uma reflexão sobre aquilo que é levado em consideração quando o professor de Física avalia seus alunos nos cursos de Física do ensino médio e as competências que este espera que os seus estudantes desenvolvam ao longo desta disciplina. Participaram da pesquisa oito alunos do curso de licenciatura em Física e das provas elaboradas por estes pode-se observar a pouca ênfase que é dada aos aspectos presentes no grupo da Contextualização Sociocultural presente nos PCNs. Este fato também é observado nas questões apresentadas no Enem, o que nos leva a refletir sobre a importância da presença destes aspectos nas avaliações dos professores de Física no ensino médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43599
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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