Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43639
Compartilhe esta página
Título: | O pensamento geométrico dos discentes do 1º ano do ensino médio: um olhar sob a ótica de Van Hiele. |
Autor(es): | SILVA, José Lucas de Araujo |
Palavras-chave: | Geometria - Estudo e ensino; Educação matemática; Matemática – Estudo e ensino (Ensino médio); Aprendizagem - Avaliação |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Citação: | SILVA, José Lucas de Araujo. O pensamento geométrico dos discentes do 1º ano do ensino médio: um olhar sob a ótica de Van Hiele. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O ensino de geometria na Educação Básica vem sofrendo as consequências da defasagem ocorrida nos anos 80 e 90. Consequentemente, isso contribuiu para um descompasso no desenvolvimento do raciocínio lógico e no pensamento geométrico dos alunos. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível do pensamento geométrico de discentes do 1° ano do Ensino Médio, sob a luz dos Níveis do Pensamento Geométricos desenvolvido pelo casal holandês Dina Van Hiele e Pierre Van Hiele. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um teste com noventa e seis alunos. O teste foi desenvolvido no modelo de questionário composto com questões envolvendo o conhecimento sobre triângulos, com base na ótica do casal Van Hiele. Os resultados nos mostram que os sujeitos dessa pesquisa apresentam dificuldades em geometria, dado que, a maioria dos discentes examinados se encontram no nível 0 (Visualização) da Teoria de Van Hiele, em relação aos conteúdos sobre triângulos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43639 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Lucas de Araujo.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons