Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43639

Compartilhe esta página

Título: O pensamento geométrico dos discentes do 1º ano do ensino médio: um olhar sob a ótica de Van Hiele.
Autor(es): SILVA, José Lucas de Araujo
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino; Educação matemática; Matemática – Estudo e ensino (Ensino médio); Aprendizagem - Avaliação
Data do documento: 30-Ago-2021
Citação: SILVA, José Lucas de Araujo. O pensamento geométrico dos discentes do 1º ano do ensino médio: um olhar sob a ótica de Van Hiele. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O ensino de geometria na Educação Básica vem sofrendo as consequências da defasagem ocorrida nos anos 80 e 90. Consequentemente, isso contribuiu para um descompasso no desenvolvimento do raciocínio lógico e no pensamento geométrico dos alunos. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível do pensamento geométrico de discentes do 1° ano do Ensino Médio, sob a luz dos Níveis do Pensamento Geométricos desenvolvido pelo casal holandês Dina Van Hiele e Pierre Van Hiele. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um teste com noventa e seis alunos. O teste foi desenvolvido no modelo de questionário composto com questões envolvendo o conhecimento sobre triângulos, com base na ótica do casal Van Hiele. Os resultados nos mostram que os sujeitos dessa pesquisa apresentam dificuldades em geometria, dado que, a maioria dos discentes examinados se encontram no nível 0 (Visualização) da Teoria de Van Hiele, em relação aos conteúdos sobre triângulos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43639
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, José Lucas de Araujo.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons