Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43655
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Ricardo Pinto de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Williams Urbano da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T11:33:44Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T11:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Williams Urbano da. Patrimônio cultural na cidade do Paulista : uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digital. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43655 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma pesquisa centrada na linha de Educação Patrimonial com o tema Patrimônio Cultural na cidade do Paulista. Propõe-se a construir conhecimento histórico e sentimento de pertencimento cultural a partir da ferramenta didática Trilha do Patrimônio Cultural em estudantes do 1o ano do Ensino Médio da EREM Dr. Luíz Cabral de Melo, aliando educação patrimonial e ensino de história. Além disso, foca em trabalhar conceitos históricos e de patrimônio cultural a partir da identificação dos valores representativos dos bens patrimoniais (não necessariamente oficiais) situados na cidade do Paulista. Para tanto, elaborou-se aulas-oficinas centradas na produção de atividades de análise e investigação da história e identidade local guiados pelo método da educação patrimonial. Aplicaram-se formulários com perguntas sobre os bens culturais na intenção de levantar informações históricas para o inventário participativo. Procurou-se ainda discutir o tema dos jogos e da ludicidade no contexto da educação. Também, como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico, foi possível elaborar um jogo para smartphone denominado Trilha do Patrimônio Cultural, a partir de um inventário participativo e colaborativo capaz de identificar os bens culturais dotados de valor simbólico para os estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural – Paulista (PE) | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.title | Patrimônio cultural na cidade do Paulista : uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digital | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2272884664785737 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1283820124078505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation presents a research centered on the line of Heritage Education with the theme Cultural heritage in the city of Paulista. It is proposed to build historical knowledge and feeling of cultural belonging from the didactic tool Cultural Heritage Trail in students of the 1st year of the High School EREM Dr. Luis Cabral de Melo, combining heritage education and history teaching. In addition, it focuses on working on historical concepts and cultural heritage from the identification of representative values of property (not necessarily official) located in the city of Paulista. To this end, we elaborate workshop classes focused on the elaboration of activities of analysis and investigation of local history and identity guided by the method of heritage education. Forms were applied with questions about cultural goods in order to collect historical information for the participatory inventory. We also tried to discuss games and playfulness in the context of education. Also as part of this master's thesis and didactic- pedagogical product we developed a smartphone game called Cultural Heritage Trail, from a participatory and collaborative inventory capable of identifying cultural goods endowed with symbolic value for students. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Williams Urbano da Silva.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons