Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43655

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Ricardo Pinto de-
dc.contributor.authorSILVA, Williams Urbano da-
dc.date.accessioned2022-04-04T11:33:44Z-
dc.date.available2022-04-04T11:33:44Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Williams Urbano da. Patrimônio cultural na cidade do Paulista : uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digital. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43655-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma pesquisa centrada na linha de Educação Patrimonial com o tema Patrimônio Cultural na cidade do Paulista. Propõe-se a construir conhecimento histórico e sentimento de pertencimento cultural a partir da ferramenta didática Trilha do Patrimônio Cultural em estudantes do 1o ano do Ensino Médio da EREM Dr. Luíz Cabral de Melo, aliando educação patrimonial e ensino de história. Além disso, foca em trabalhar conceitos históricos e de patrimônio cultural a partir da identificação dos valores representativos dos bens patrimoniais (não necessariamente oficiais) situados na cidade do Paulista. Para tanto, elaborou-se aulas-oficinas centradas na produção de atividades de análise e investigação da história e identidade local guiados pelo método da educação patrimonial. Aplicaram-se formulários com perguntas sobre os bens culturais na intenção de levantar informações históricas para o inventário participativo. Procurou-se ainda discutir o tema dos jogos e da ludicidade no contexto da educação. Também, como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico, foi possível elaborar um jogo para smartphone denominado Trilha do Patrimônio Cultural, a partir de um inventário participativo e colaborativo capaz de identificar os bens culturais dotados de valor simbólico para os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural – Paulista (PE)pt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titlePatrimônio cultural na cidade do Paulista : uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2272884664785737pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1283820124078505pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation presents a research centered on the line of Heritage Education with the theme Cultural heritage in the city of Paulista. It is proposed to build historical knowledge and feeling of cultural belonging from the didactic tool Cultural Heritage Trail in students of the 1st year of the High School EREM Dr. Luis Cabral de Melo, combining heritage education and history teaching. In addition, it focuses on working on historical concepts and cultural heritage from the identification of representative values of property (not necessarily official) located in the city of Paulista. To this end, we elaborate workshop classes focused on the elaboration of activities of analysis and investigation of local history and identity guided by the method of heritage education. Forms were applied with questions about cultural goods in order to collect historical information for the participatory inventory. We also tried to discuss games and playfulness in the context of education. Also as part of this master's thesis and didactic- pedagogical product we developed a smartphone game called Cultural Heritage Trail, from a participatory and collaborative inventory capable of identifying cultural goods endowed with symbolic value for students.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Williams Urbano da Silva.pdf7,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons