Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43660
Comparte esta pagina
Título : | Professores Youtubers e ensino de História : saberes, práticas e narrativas na cultura digital |
Autor : | ROCHA, Pedro Botelho |
Palabras clave : | História – Estudo e ensino; Educação; Professores de História; Youtube; Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 29-jul-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ROCHA, Pedro Botelho. Professores Youtubers e ensino de História : saberes, práticas e narrativas na cultura digital. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Este trabalho analisa as diferentes estratégias, métodos e saberes que compõem o trabalho do professor de História através do YouTube, observando como a produção de vídeos e materiais pedagógicos vem ampliando o ensino de Histórias nas redes. Temos como objetivos compreender como a cultura digital tem se integrado a realidade de professores, incorporando elementos da comunicação e publicidade como estratégias de produção e disseminação de seu trabalho pedagógico, consolidando suas narrativas históricas; observar como os vídeos do YouTube podem ser trabalhados no ensino escolar de História; e categorizar saberes docentes (TARDIFF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SHULMAN, 2014; MONTEIRO, 2010) e perfis dos professores que atuam no ensino de História na plataforma do YouTube. Diante do crescimento de produções audiovisuais voltadas para a educação, as chamadas videoaulas (RAMOS NETO; SÁ, 2019), utilizamos o conceito de Professor Youtuber para delimitar o modelo de docente que ensina por esse meio audiovisual digital. A metodologia do trabalho se deu através de revisão bibliográfica sobre cultura digital, educação audiovisual e Ensino de História; coleta e análise de dados referentes a três canais de ensino de História no YouTube e suas produções audiovisuais, e entrevistas com os professores criadores de conteúdo desses respectivos canais. A partir deste trabalho, propusemos como produto pedagógico a criação de um eBook que compartilha estratégias, caminhos e possibilidades para professores que desejam trabalhar com o ensino de História através do YouTube |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43660 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Pedro Botelho Rocha.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons