Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43675

Compartilhe esta página

Título: Nível de pensamento geométrico sobre triângulos e quadriláteros em uma turma do 1º ano do ensino médio segundo a teoria de Van Hiele.
Autor(es): CARVALHO, Marina Juliana Viana de
Palavras-chave: Geometria – Estudo e ensino; Modelos geométricos; Matemática – Estudo e ensino (Ensino médio)
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: CARVALHO, Marina Juliana Viana de. Nível de pensamento geométrico sobre triângulos e quadriláteros em uma turma do 1º ano do ensino médio segundo a teoria de Van Hiele. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O ensino da geometria tem conquistado, nos últimos anos, uma importância maior no cenário da educação e tem sido visto como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar o nível de pensamento geométrico de alunos do 1º ano do ensino médio segundo a Teoria de van Hiele, que aborda cinco níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Desta forma, foi utilizado como ferramenta para coleta dos dados um questionário abordando problemas referente ao reconhecimento, conceito e propriedades de figuras geométricas planas, em foco triângulos e quadriláteros. Deste modo, através das respostas obtidas e posteriormente analisadas foi possível identificar que os sujeitos analisados classificam-se nos níveis 1 e 2, de visualização e análise, porém é necessário aprimorar ainda mais o ensino da geometria visto que o modelo de raciocínio geométrico segundo a teoria de van Hiele, no qual utilizamos é importante para o auxílio deste ensino e aprendizagem, da forma que dispõe da possibilidade de reconhecer as formas de pensar na esfera da geometria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43675
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, Marina Juliana Viana de.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons