Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43678
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, João Victor Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T14:11:46Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T14:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, João Victor Oliveira dos. Uma análise dos obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43678 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é referente a um estudo sobre os obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. Observamos, através de referenciais teóricos como os de Rezende (2003), Bachelard (1996) e Brousseau (1983), que algumas dualidades essenciais presentes no desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral podem estar relacionadas à resistência de um conhecimento anterior, podendo ocasionar erros cometidos ou interpretações inadequadas. Nesse sentido, de que forma os obstáculos epistemológicos relacionados a dualidades são manifestados na aprendizagem de Limites e Continuidade de Funções de uma variável real por discentes da UFPE/CAA do curso de Matemática-Licenciatura? Diante deste problema, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa analisar os obstáculos epistemológicos, relacionados a dualidades, manifestados na aprendizagem de Limites e Continuidade de Funções de uma variável real por discentes da UFPE/CAA no curso de Matemática-Licenciatura. Para isso, adotamos como instrumento de pesquisa um questionário composto por 6 perguntas abertas referentes à noção de Limite e Continuidade. O questionário foi respondido por estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE/CAA matriculados na disciplina Cálculo I no semestre letivo 2021.2. Após a análise das respostas produzidas, pudemos verificar que os estudantes manifestaram alguns desvios ocasionados por obstáculos epistemológicos à noção de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. Essas dificuldades estiveram relacionadas principalmente à dualidade variabilidade-permanência e à dualidade local-global, sendo também observadas as dualidades discreto-contínuo e finito-infinito. Concluímos, então, que o modo como os conhecimentos relacionados a temas do Cálculo foi construído pode gerar entraves manifestados pelos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Obstáculos Epistemológicos | pt_BR |
dc.subject | Limite e Continuidade | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.subject | Dualidade Essenciais | pt_BR |
dc.title | Uma análise dos obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de limite e continuidade de funções de uma variável real. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7509572723383746 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4498037849511434 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work refers to a study about the epistemological obstacles revealed in the learning of Limit and Continuity of Functions of a real variable. We observed, through theoretical references such as Rezende (2003), Bachelard (1996) and Brousseau (1983), that some essential dualities present in the development of Differential and Integral Calculus may be related to the resistance of a previous knowledge, which may cause errors committed or inadequate interpretations. In this sense, how epistemological obstacles related to dualities are manifested in the learning of Limits and Continuity of Functions of a real variable by students of the UFPE/CAA Mathematica-Licenciatura course? In face of this problem, we defined as a general objective of this research to analyze the epistemological obstacles, related to dualities, manifested in the learning of Limits and Continuity of Functions of a real variable by students of UFPE/CAA in the Matemática-Licenciatura course. For this, we adopted as research instrument a questionnaire composed by 6 open questions about the notion of Limit and Continuity. The questionnaire was answered by students of the Matemática-Licenciatura course at UFPE/CAA enrolled in Calculus I in the school semester 2021.2. After analyzing the answers, we could verify that the students manifested some deviations caused by epistemological obstacles to the notion of Limit and Continuity of Functions of a real variable. These difficulties were mainly related to the duality variability-permanence and the duality local-global, being also observed the discrete-continuous and finite-infinite dualities. We conclude, then, that the way the knowledge related to topics of Calculus was built can generate obstacles manifested by the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL.pdf | 858,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons