Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43679
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Lais Helena Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T17:07:19Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T17:07:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-02 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Lais Helena Gouveia. Modelo Lila: uma proposta para desenvolvimento de brinquedos educativos infantis. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43679 | - |
dc.description.abstract | A partir da integração entre os fundamentos do Design emocional, Teoria da atividade e Teoria da aprendizagem por descoberta, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta que contribuísse para o processo de criação de brinquedos educativos infantis por designers e professores. Para tanto, assumiu-se que a tríade teórica selecionada compunha as dimensões fundamentais do brinquedo (Emocional, Pedagógica e Social respectivamente), integrando o estudo das emoções as características que determinam as fases de desenvolvimento da criança e associando as estas os aspectos socioculturais que as circundam. Com base nesse pensamento, definiu-se seis características que identificam o brinquedo educativo, organizadas em características objetivas e subjetivas que podem ser utilizadas para análises teóricas e práticas acerca do brinquedo. A partir destas características foram desenvolvidas a demais etapas de pesquisa que contou também com a integração de resultados obtidos nos trabalhos de conclusão de curso de graduação e mestrado da presente pesquisadora. As recomendações para desenvolvimento de brinquedos ligada aos aspectos formais, como cor, forma, textura, cheiro e funcionamento (resultado da graduação) e as fichas para análise da relação da criança com o brinquedo (resultado do mestrado) foram refinadas e aliadas as demais ferramentas e etapas desenvolvidas e verificadas durante o desenrolar da pesquisa. Obtendo-se, por fim, a proposição do Modelo Lila, uma ferramenta que visa a compreensão expansiva e integradora para o desenvolvimento de brinquedos, organizada a partir da concepção de fases, etapas e ferramentas relevantes para o entendimento do brinquedo como uma imagem a ser “lida” pelas crianças a partir de seu repertório social e formação pessoal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento e Contextualização de Artefatos | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos educativos infantis | pt_BR |
dc.subject | Design emocional | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Aprendizagem expansiva | pt_BR |
dc.subject | Teoria da atividade | pt_BR |
dc.title | Modelo Lila : uma proposta para desenvolvimento de brinquedos educativos infantis | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3118783612217279 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2146841563850436 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | From the integration between the foundations of Emotional Design, Activity Theory and Discovery Learning Theory, this work aimed to develop a tool that would contribute to the process of creating children's educational toys by designers and teachers. Therefore, it was assumed that the selected theoretical triad comprised the fundamental dimensions of the toy (Emotional, Pedagogical and Social respectively), integrating the study of emotions with the characteristics that determine the child's development stages, associating the sociocultural aspects that surround. Based on this thought, six characteristics that identify the educational toy defined, organized as objective and subjective characteristics that can be used for theoretical and practical analysis about the toy. From these characteristics, other stages of research developed, which also included the integration of results obtained in the undergraduate and master's course completion works of the present researcher. The recommendations for the development of toys linked to formal aspects, such as color, shape, texture, smell and functioning (result of graduation) and the sheets for analysis of the child's relationship with toys (result of the master's degree) were refined and combined with other tools and steps developed and verified during the course of the research. Finally, obtaining the Lila Model proposition, a tool that aims at an expansive and integrative understanding for the development of toys, organized from the conception of phases, steps and tools relevant to the understanding of the toy as an image to be “read” by children based on their social repertoire and personal training. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Lais Helena Gouveia Rodrigues.pdf | 8,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons