Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43680

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Francisco de Sousa-
dc.contributor.authorPITON, Carina Lemos-
dc.date.accessioned2022-04-05T17:21:17Z-
dc.date.available2022-04-05T17:21:17Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.citationPITON, Carina Lemos. Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos: Chicken Game em modelos baseados em agentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43680-
dc.description.abstractA automatização de veículos tem atraído crescente interesse nos últimos anos, tanto para empresas e montadoras quanto para pesquisas acadêmicas. Entende-se como veículo autônomo um automóvel capaz de se movimentar no meio em que está inserido (terra, mar, ar) com pouca ou nenhuma assistência do condutor humano. A inserção desses veículos na sociedade pode acarretar grandes benefícios quanto à segurança no transporte e economia, o que condiz com a franca expansão deste mercado. Atualmente, montadoras e empresas investem bilhões em veículos autônomos, devido à possibilidade de reduzir os riscos de acidentes. Pesquisas que abordam a inserção dos veículos autônomos no trânsito estão sendo realizadas para estudar a interação entre o veículo autônomo e outros agentes (pedestres, ciclistas e outros veículos) a fim de evitar conflitos que podem resultar em colisões. Esses estudos utilizam a teoria dos jogos para analisar o comportamento do veículo autônomo face a decisão de um outro agente. O grau de agressividade do usuário pode influenciar no seu comportamento, e quando a interação ocorre, especialmente entre dois veículos autônomos, a comunicação que permite a troca de informações (velocidade e localização) entre ambos pode afetar a segurança do tráfego. Com isso, este trabalho está voltado para análise da tomada de decisão em duas situações durante a negociação para a mudança de faixa em um cenário de tráfego de duas pistas. A primeira situação ocorre na interação entre veículos autônomos quando há falha na comunicação. Com o modelo Chicken Game foi possível levantar hipóteses sobre os possíveis resultados que a falha na comunicação pode gerar durante o conflito. A segunda ocorre na interação entre veículos autônomos e veículos conduzidos por motoristas humanos. Para esta análise foi utilizado o Netlogo para avaliar aspectos comportamentais, como a paciência do motorista humano, no tráfego de duas pistas ao interagir com veículos autônomos. Os resultados mostram que a qualidade da comunicação é essencial para um desempenho correto em cenários de conflito entre dois veículos autônomos e que a condução agressiva do motorista humano está relacionada à pressa em chegar ao seu destino final.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectComunicação veicularpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectChicken Gamept_BR
dc.titleConflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0635990143408019pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190610699976105pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxVehicle automation has attracted growing interest in recent years, both for companies and automakers and for academic research. An autonomous vehicle is understood as a car capable of moving in the environment in which it is inserted (land, sea, air) with little or no assistance from the human driver. The insertion of these vehicles in society can bring great benefits in terms of safety in transportation and economy, which is in line with the frank expansion of this market. Currently, automakers and companies invest billions in autonomous vehicles, due to the possibility of reducing the risks of accidents. Researches that address the insertion of autonomous vehicles in traffic are being carried out to study the interaction between the autonomous vehicle and other agents (pedestrians, cyclists and other vehicles) in order to avoid conflicts that can result in collisions. These studies use game theory to analyze the behavior of the autonomous vehicle against the decision of another agent. The degree of aggressiveness of the user can influence his behavior, and when the interaction occurs, especially between two autonomous vehicles, the communication that allows the exchange of information (speed and location) between both can affect the safety of the traffic. Thus, this work is aimed at analyzing decision making in two situations during the negotiation to change lanes in a two-lane traffic scenario. The first situation occurs in the interaction between autonomous vehicles when communication fails. With the Chicken Game model, it was possible to raise hypotheses about the possible results that the failure in communication can generate during the conflict. The second occurs in the interaction between autonomous vehicles and vehicles driven by human drivers. For this analysis, Netlogo was used to evaluate behavioral aspects, such as the human driver's patience, in two-lane traffic when interacting with autonomous vehicles. The results show that the quality of communication is essential for a correct performance in conflict scenarios between two autonomous vehicles and that the aggressive driving of the human driver is related to the rush to reach its final destination.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carina Lemos Piton.pdf829,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons