Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43690
Compartilhe esta página
Título: | Erros matemáticos: um olhar para a mudança. |
Autor(es): | GALVÃO, Thamires Cavalcanti |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino; Didática - Análise - Erros; Jogos no ensino de matemática; Ensino - Recursos didáticos |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Citação: | GALVÃO, Thamires Cavalcanti. Erros matemáticos: um olhar para a mudança. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o papel do erro na aprendizagem dos alunos. Para tal finalidade, investiga-se se o Modelo de Análise Didática dos Erros - MADE pode se tornar uma estratégia de construção do conhecimento na busca de solucionar dificuldades no processo de aprendizagem. Como metodologia, utiliza-se neste estudo, o jogo Derivative Game e um questionário online criado na plataforma do Formulário Google Para o presente estudo os sujeitos envolvidos foram 19 discentes matriculados no 4º período de Matemática (Licenciatura) da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico do Agreste, que estavam cursando a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I no semestre de 2019.1. De modo particular, evidencia-se nesta pesquisa o jogo como um recurso de ensino, de aprendizagem e de avaliação, reconhecendo, no entanto, seu aspecto dinâmico. Desta maneira, este estudo busca proporcionar ao meio educativo uma contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática no Ensino Superior. A utilização do questionário como objeto de estudo deu subsídios para que através da Análise de Erros na perspectiva do Modelo de Análise Didática do Erros fosse possível realizar a categorização dos erros. O erro contribui de forma que direciona quais estratégias didáticas devem ser utilizadas para erradicá-lo, fornecendo pistas para que o desempenho dos alunos possa ser reconstruído. Compreende-se também a importância da prática docente, tendo em vista que o processo de ensino e aprendizagem ocorre através da relação professor-aluno e a ação docente sendo esclarecedora contribui nesse contexto e, de modo geral, no ciclo da aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43690 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GALVÃO, Thamires Cavalcanti.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons