Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43692

Compartilhe esta página

Título: Aspectos socioculturais que acarretam no desinteresse do aluno em estudar a disciplina matemática.
Autor(es): LIRA, Rafael Clementino
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Conhecimento e aprendizagem; Interesse (Psicologia) - Estudantes; Currículos
Data do documento: 26-Jun-2019
Citação: LIRA, Rafael Clementino. Aspectos socioculturais que acarretam no desinteresse do aluno em estudar a disciplina matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Por muito tempo ouvimos frases negativas por parte dos alunos e da sociedade de maneira geral em relação à matemática, frases como “a matemática é difícil.” “nunca vou conseguir entender isso.” “quando vou usar isso na minha vida?” é normal no cotidiano de quem já esteve presente dentro de uma sala de aula, seja como aluno ou como professor, mas, o que leva a essas repetições? É a partir dessas frases que trazemos um questionamento socio cultural para buscar compreender os motivos desses sentimentos serem tão comuns. Nesse sentido, tomamos como norte as teorias foucaultianas em relação ao campo educacional, onde Foucault traz a ideia de práticas discursivas, que são construídas ao longo dos tempos, assim como um discurso de negatividade enraizado na mente dos alunos e professores que dura até os dias atuais. Outro ponto abordado nesse trabalho é como se deu a construção do currículo escolar, e a história do ensino da matemática no Brasil, que fatores precisam ser levados em consideração na hora da construção de um currículo escolar. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar aspectos socioculturais que são determinantes para o desinteresse do aluno em relação à disciplina de matemática, pois entendemos que qualquer indivíduo só busca aprendizado quando lhe faz algum sentido. Assim, foi pensado num questionário para ser aplicado em duas turmas do nono ano do ensino fundamental II, uma escola da rede particular de ensino e outra da rede pública, para que pudéssemos observar possíveis diferenças nas respostas dos alunos, subentendendo que entre as duas escolas existem outras diferenças que não seja só a rede de ensino. Os resultados alcançados apontam como diversos fatores são capazes de influenciar no grau de interesse de cada aluno, como a falta de confiança, aspectos econômicos, estrutura familiar, contexto sociais, entre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43692
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, Rafael Clementino.pdf433,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons