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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43695
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | NOGUEIRA, Renata Maria Toscano Barreto Lyra | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Leandro Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T19:57:53Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T19:57:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Leandro Santos. Funções executivas em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. 2021. Dissertação (Mestrado em Pscicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43695 | - |
dc.description.abstract | As Funções Executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas que permitem a regulação de pensamentos e ações, orientando o comportamento a um objetivo. São estruturadas em três habilidades básicas: o controle inibitório, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva, sendo que a interação entre elas serve de base para o desenvolvimento de funções executivas superiores, como o planejamento. Considerando a importância dessas habilidades sobre o comportamento humano, algumas investigações têm indicado que tais habilidades estão altamente relacionadas a comportamentos de saúde, como a adesão ao tratamento e controle metabólico de disfunções crônicas. Nesse contexto, estudos clínicos têm sugerido que o Diabetes Mellitus (DM), devido às oscilações glicêmicas, está associado com o desenvolvimento de disfunções executivas. Este comprometimento poderia ser agravado por fatores de risco como a baixa adesão ao tratamento, o menor controle glicêmico e a idade precoce de diagnóstico, bem como seria mais prejudicial em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1), em função do período crítico de desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC). Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar funções executivas em adolescentes com DM1. A amostra foi composta por 68 adolescentes: 34 com DM1 (grupo clínico) e 34 sem DM (grupo controle), com idades entre 13 e 16 anos. Foi realizada uma avaliação remota a partir dos seguintes instrumentos: (i) Questionário sociodemográfico e (ii) Questionário de saúde; (iii) Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes (EDAE-A); (iv) Hemoglobina glicada (HbA1c) para avaliar o controle glicêmico; e o (v) CEAT-VIH adaptado para tratamento com insulina para avaliar a adesão ao tratamento do grupo clínico. As funções executivas foram avaliadas pelo: (vi) Matching Familiar Figures Test (MFFT) – Controle inibitório; (vii) Self-ordered Pointing Test (SOPT) – Memória de trabalho; (viii) Continuous Performance Test Flex (CPT-Flex) – Flexibilidade cognitiva; (ix) Torre de Londres-19 (ToL-19) – Planejamento. Além da avaliação feita por tarefas, as funções executivas foram mensuradas por um instrumento de heterorrelato: (x) Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF). Os resultados indicaram que o grupo clínico obteve menor desempenho na memória de trabalho (SOPT) e maior comprometimento no controle emocional (BRIEF) em comparação ao grupo controle. Em relação às associações entre as funções executivas e as variáveis clínicas (adesão, controle glicêmico e idade de diagnóstico), as análises apresentaram apenas uma correlação positiva entre a memória de trabalho (SOPT) e a idade de diagnóstico, sugerindo que adolescentes com diagnóstico mais tardios obtiveram melhor desempenho nessa habilidade executiva. Nessa direção, é possível sinalizar que os déficits observados nessas funções executivas podem servir como um fator de risco potencial para declínio cognitivo futuro no grupo clínico e que a exposição ao menor controle metabólico poderia agravar esse comprometimento. Estudos dessa natureza são escassos na literatura, principalmente no Brasil, e podem auxiliar na compreensão de disfunções cognitivas/executivas associadas ao DM1 e orientar ações que minimizem os comprometimentos dessa condição endócrina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Atenção - Memória - Solução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Diabetes mellitus tipo 1 | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | Funções executivas em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2767672538060102 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9587883167446945 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Executive Functions (EF) are a set of cognitive skills that allow the regulation of thoughts and actions, guiding behavior towards a goal. They are structured in three basic skills: inhibitory control, working memory and cognitive flexibility, and the interaction between them serves as a basis for the development of higher executive functions, such as planning. Considering the importance of these skills on human behavior, some investigations have indicated that such skills are highly related to health behaviors, such as adherence to treatment and metabolic control of chronic disorders. In this context, clinical studies have suggested that Diabetes Mellitus (DM), due to glycemic fluctuations, is associated with the development of executive dysfunctions. This impairment could be aggravated by risk factors such as poor adherence to treatment, lower glycemic control and early age of diagnosis, as well as being more harmful in children and adolescents with Type 1 Diabetes Mellitus (T1DM), due to the critical period development of the Central Nervous System (CNS). Given the above, this study aimed to evaluate executive functions in adolescents with T1DM. The sample consisted of 68 adolescents: 34 with T1DM (clinical group) and 34 without DM (control group), aged between 13 and 16 years. A remote assessment was performed using the following instruments: (i) sociodemographic questionnaire and (ii) health questionnaire; (iii) Depression, Anxiety and Stress Scale for Adolescents (EDAE-A); (iv) glycated hemoglobin (HbA1c) to assess glycemic control; and (v) CEAT-HIV adapted for insulin treatment to assess adherence to treatment in the clinical group. Executive functions were assessed by: (vi) Matching Family Figures Test (MFFT) – Inhibitory control; (vii) Self-ordered Pointing Test (SOPT) – Working memory; (viii) Continuous Performance Test Flex (CPT-Flex) – Cognitive flexibility; (ix) Tower of London- 19 (ToL-19) – Planning. In addition to task-based assessment, executive functions were measured using a heteroreport instrument: (x) Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF). The results indicated that the clinical group had lower performance in working memory (SOPT) and greater impairment in emotional control (BRIEF) compared to the control group. Regarding the associations between executive functions and clinical variables (adherence, glycemic control and age at diagnosis), the analyzes showed only a positive correlation between working memory (SOPT) and age at diagnosis, suggesting that adolescents with more diagnosis late ones performed better in this executive skill. In this sense, it is possible to signal that the deficits observed in these executive functions can serve as a potential risk factor for future cognitive decline in the clinical group and that exposure to lower metabolic control could aggravate this impairment. Studies of this nature are scarce in the literature, especially in Brazil, and can help to understand the cognitive/executive dysfunctions associated with T1DM and guide actions that minimize the impairment of this endocrine condition. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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