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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43707

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorSOUSA, José Eduardo Silva-
dc.date.accessioned2022-04-07T11:23:45Z-
dc.date.available2022-04-07T11:23:45Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.date.submitted2022-04-06-
dc.identifier.citationSOUSA, José Eduardo Silva. Ressignificação de modelos na física: análise das influências dos paradigmas científicos sobre a criatividade de estudantes do curso de Física-Licenciatura da UFPE/CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43707-
dc.description.abstractUm ensino de Física que apresente elementos da História e Filosofia da Ciência possibilita compreender como a atividade científica se desenvolve diante do contexto social e cultural que a mesma está inserida. A partir desse entendimento, a ideia de paradigmas (baseadas na concepção de Kuhn) torna-se perceptível e permite a identificação de algumas consequências no ensino. O paradigma cartesiano, apesar de seu êxito em explicar diversos fenômenos, possui limitações que impedem de ver os fatos sob uma ótica da totalidade, sendo necessária, então, uma nova maneira (novo paradigma) de conceber a realidade. Nessa nova concepção, a criatividade como atributo do cientista/pesquisador passa a ter maior grau de relevância. Diante disso, é importante que os professores de física tenham consciência do contexto paradigmático no qual a ciência que lecionam está inserida. O principal objetivo deste trabalho, portanto, consiste em analisar como os alunos do curso de Física-Licenciatura do CAA utilizam a criatividade para ressignificarem o modelo teórico e fenômenos apresentados. Para tanto, aplicou-se um questionário que buscou obter respostas sobre os experimentos expostos, além de coletar informações das visões dos estudantes com relação à construção da ciência, a fim de relacioná-las com os paradigmas científicos. A análise dos questionários possibilitou observar a tendência da simples aplicação direta do modelo tratado sem que houvesse algum tipo de ressignificação, corroborando com a vertente cartesiana amplamente trabalhada durante a graduação.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Filosofiapt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleRessignificação de modelos na física: análise das influências dos paradigmas científicos sobre a criatividade de estudantes do curso de Física-Licenciatura da UFPE/CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7083697132535856pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.description.abstractxA Physics Teaching that presents elements of History and Philosophy of Science makes it possible to understand how scientific activity develops in the social and cultural context that it is inserted. From this understanding, the idea of paradigms (based on Kuhn's conception) becomes perceptible and allows the identification of some consequences in teaching. The Cartesian paradigm, in spite of its success in explaining several phenomena, has limitations that prevent seeing the facts from an optics of totality, and a new way (new paradigm) of conceiving reality is necessary. In this new conception, creativity as an attribute of the scientist / researcher becomes more relevant. Faced with this, it is important that Physics Teachers are aware of the paradigmatic context in which the science they teach is inserted. The main objective of this paper, therefore, is to analyze how the students of the Licentiate Physics course of the CAA use the creativity to resignify the theoretical model and phenomena presented. For this purpose, a questionnaire was applied that sought to obtain answers about the exposed experiments, besides collecting information of the students' visions in relation to the construction of science, in order to relate them with the scientific paradigms. The analysis of the questionnaires made it possible to observe the tendency of the simple direct application of the treated model without some kind of resignification, corroborating with the Cartesian dimension extensively worked during the graduation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

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