Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43711

Compartilhe esta página

Título: As abordagens do processo educacional no ensino de luz e cor: a perspectiva de professores de física do ensino médio.
Autor(es): FERREIRA, Rafael Vitor Terto
Palavras-chave: Abordagens do processo; Concepções docentes; Professor de física; Luz e cor
Data do documento: 6-Abr-2022
Citação: FERREIRA, Rafael Vitor Terto. As abordagens do processo educacional no ensino de luz e cor: a perspectiva de professores de física do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O processo de ensino é visto como um sistema capaz de construir a significação de conteúdo, utilizando estratégias necessárias para que o aluno aprenda. Esse processo é afetado pela visão do docente, por seus valores, os da escola, cenários políticos, etc. Dessa forma, o presente trabalho considera analisar as concepções docentes sobre a escola, a física e seu processo de ensino-aprendizagem sobre luz e cor, e caracterizando-as dentro das abordagens do processo de Mizukami (1986) - Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista e Sociocultural -, em concordância da síntese das teorias pedagógicas produzida por Mackeivicz (2017), e as documentos nacionais oficiais que fundamentam o currículo, a fim de caracterizar a fala dos sujeitos da pesquisa. Para isso, fizemos a coleta de dados em duas etapas: no questionário, onde priorizamos conhecer os conceitos, as estratégias e as metodologias associadas ao ensino de luz; seguido por uma entrevista semiestruturada no qual pôde-se fazer uma análise mais criteriosa sobre as concepções docentes. Com isso, podemos identificar em nossa análise que, embora se encontre indícios de padrões relacionados nas concepções sobre escola e avaliação, os processos de ensino apresentam diferentes aspectos das abordagens de Mizukami. Além disso, percebeu-se que os traços operacionais descritos pelos documentos educacionais persistem no discurso, quando é avaliada a resposta do aluno. Concluímos que, embora possa se ter um privilégio da abordagem sociocultural quando se trata da escola, na maioria das vezes, há uma coexistência na compreensão do processo de ensino-aprendizagem, e, de forma consciente ou não, há dificuldades quanto ao diálogo da visão e do trabalho do professor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43711
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafael Vitor Terto Ferreira.pdf919,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons