Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43713

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Marcos Luiz-
dc.contributor.authorSANTOS, Jéssica Hayana Monteiro-
dc.date.accessioned2022-04-07T15:34:29Z-
dc.date.available2022-04-07T15:34:29Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Jéssica Hayana Monteiro. Identidade docente: problematizando a relação entre matemática pura e a educação matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43713-
dc.description.abstractOs cursos de licenciaturas precisam preparar futuros professores, refletindo sobre a estrutura de sua formação profissional, sua prática pedagógica e como se organiza o ambiente em que atua, estabelecendo relações entre saberes específicos e saberes pedagógicos necessários para atuação. Essas reflexões nos fazem transitar por diversos fatores que contribuem na formação de futuros professores de matemática, e partir delas, surgiu o interesse por desenvolver uma pesquisa que investigue a construção da Identidade Profissional Docente dos professores formadores, problematizando a relação entre a matemática pura e educação matemática. Este estudo objetivou compreender como se dá a construção da identidade docente dos professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, discutindo os aspectos que caracterizam a formação inicial. O contexto de pesquisa foi a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com a participação de três docentes efetivos e treze alunos dos cursos de formação docente na Licenciatura em Matemática. A elaboração de dados se deu através de entrevista semiestruturada e questionário virtual em que tecemos problematizações acerca da relação entre a matemática pura e educação matemática. As análises dos dados mostraram que na universidade, o futuro professor vivencia diferentes experiências, as quais marcarão sua trajetória pessoal e incidirão no seu desenvolvimento profissional. O curso de Licenciatura deve propor uma estrutura que garanta a formação de um professor apto a saber lecionar sua área específica, ou seja, ele precisa conhecer bem o que está ensinando e em paralelo promover conhecimentos pedagógicos que validam a educação matemática. Os resultados nos deram base para continuarmos esse estudo em futuras pesquisas.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.titleIdentidade docente: problematizando a relação entre matemática pura e a educação matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMIRANDA, Carolina Santos de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7791866277208761pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3103828419121683pt_BR
dc.description.abstractxUndergraduate courses need to prepare future teachers, reflecting on the structure of their professional education, their pedagogical practice and how the environment in which they operate is organized, establishing relationships between specific knowledge and pedagogical knowledge necessary for acting. These reflections make us move through several factors that contribute to the formation of future mathematics teachers, and from them, the interest arose to develop a research that investigates the construction of the Teaching Professional Identity of the formative teachers, problematizing the relationship between pure mathematics and education. mathematics. This study aimed to understand how to build the teaching identity of teachers of the Mathematics Degree course at the Federal University of Pernambuco, discussing the aspects that characterize the initial education. The research context was the Federal University of Pernambuco (UFPE) and had the participation of three effective teachers and thirteen students of teacher training courses in the Mathematics Degree. The elaboration of data took place through semi-structured interview and virtual questionnaire in which we questioned about the relationship between pure mathematics and mathematics education. The analysis of the data showed that at the university, the future teacher experiences different experiences, which will mark his personal trajectory and focus on his professional development. The Degree course should propose a structure that ensures the formation of a teacher able to teach his specific area, that is, he needs to know well what he is teaching and in parallel to promote pedagogical knowledge that validates mathematics education. The results gave us the basis for continuing this study in future research.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809162383332488pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Jéssica Hayana Monteiro .pdf874,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons