Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43716
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jerlandia Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T15:36:22Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T15:36:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jerlandia Lopes da. A perspectiva para o ensino e aprendizagem de matemática direcionados a inclusão de alunos com necessidades especiais: uma análise na Revista Brasileira de Educação Matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43716 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito das perspectivas do ensino e aprendizagem para inclusão de alunos com necessidades especiais. No qual buscou analisar alguns trabalhos acadêmicos publicados na revista brasileira de educação matemática nas 61 edições. Para esse levantamento focamos nas seguintes palavras-chave: Inclusão, material didáticos, deficiência, autismo, surdez, TDAH, educação especial, deficiente visual, deficiente físico e síndrome de Down. Que foram base para o nosso objeto de estudo. Realizamos a organização pela identificação; no titulo, resumo e/ou palavra-chave dos artigos que abordam alguma especificidade. Na análise dos dados coletados, classificamos em dois momentos: No primeiro momento realizamos um levantamento de dados e construção de gráficos mediante os seguintes critérios: Regiões Brasileiras e Ano da pesquisa; Tipos de Necessidades Especiais; Público Alvo da Pesquisa; Conteúdos Matemáticos a bordados em relação ao Nível de Escolarização. No segundo momento apresentamos os resumos contendo os objetivos, metodologia e resultados apresentados nas produções de acordos com as necessidades especiais. Como resultado concluiu o desejo que esta pesquisa provoque um estímulo para novas pesquisas dessa ênfase, com trabalhos que visem a inclusão de alunos com Necessidades Especiais no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, e ressaltamos que é possível ensinar Matemática para alunos com NE (Necessidades especiais), por meio de recursos/práticas pedagógica, que visem motivar, assegurar, estimular e garantir a esses alunos a aprendizagem de conceitos matemáticos. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | A perspectiva para o ensino e aprendizagem de matemática direcionados a inclusão de alunos com necessidades especiais: uma análise na Revista Brasileira de Educação Matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Débora Karyna dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6523352805506491 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper presents a bibliographic research about the teaching and learning perspectives for the inclusion of students with special needs. In which it sought to analyze some academic papers published in the Brazilian magazine of mathematical education in the 61 issues. For this survey we focus on the following keywords: Inclusion, learning materials, disability, autism, deafness, ADHD, special education, visually impaired, physically disabled and Down syndrome. Which were basis for our object of study. We perform the organization by identification; in the title, summary and / or keyword of articles that address some specificity. In the analysis of the collected data, we classified in two moments: In the first moment we performed a survey of data and construction of graphs according to the following criteria: Brazilian Regions and Year of the research; Types of Special Needs; Research Target Audience; Mathematical Contents to embroidery in relation to the Schooling Level. In the second moment we present the summaries containing the objectives, methodology and results presented in the production of agreements with special needs. As a result, it is hoped that this research will stimulate further research of this emphasis, with works aimed at the inclusion of students with special needs in the teaching and learning process of mathematics, and we emphasize that it is possible to teach mathematics to students with special needs. special), through pedagogical resources / practices that aim to motivate, ensure, stimulate and guarantee to these students the learning of mathematical concepts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0903450040992380 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jerlandia Lopes da.pdf | 649,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons