Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43719

Compartilhe esta página

Título: Justificativas apresentadas por alunos do 8o ano da escola do campo sobre o uso de procedimentos de área e perímetro nas suas atividades produtivas.
Autor(es): SILVA, Osmar Renan da
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Educação matemática; Etnomatemática; Educação rural
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: SILVA, Osmar Renan da. Justificativas apresentadas por alunos do 8o ano da escola do campo sobre o uso de procedimentos de área e perímetro nas suas atividades produtivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
Abstract: Nessa investigação buscamos compreender como representar um conhecimento da matemática cultural para uma atividade com alunos do campo de forma a tornar esse conhecimento entrelaçado a sua realidade, também buscamos traduzir esse conhecimento presente no dia a dia do alunos para uma linguagem da matemática utilizada no ambiente escolar. Assim a ênfase dessa investigação procura mostrar como o aluno relaciona a matemática desenvolvida no seu grupo cultural no ambiente escolar referente a área e perímetro de figuras geométricas planas, procurando avançar no desenvolvimento e rendimento escolar. Baseados nas teorias de D’Ambrosio (2016), Rosa e Orey (2013) a investigação foi realizada a partir de um questionário para que os alunos descrevam como são feitas suas tarefas e procedimentos que envolvam área e perímetro, sendo aplicada aos 23 alunos do 8º ano do ensino fundamental da rede municipal do distrito de Serra Negra no município de Bezerros – PE. Dessa maneira a Etnomatemática explica como são desenvolvidos os conhecimentos matemáticos que povos de culturas diferentes desenvolvem para solucionar problemas do seu cotidiano buscando verificar e compreender estratégias que muitas vezes estão distantes do que é visto em livros e no ambiente escolar. E com o questionário percebemos que os alunos não chegando ao resultado esperado, observamos que o aluno em si só reproduz sem entender o que existe por trás de cada número e fórmula, mas contribuiu muito para as conclusões desse trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43719
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Osmar Renan da.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons