Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43721

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Thiago Gomes Gonçalves da-
dc.date.accessioned2022-04-07T15:38:17Z-
dc.date.available2022-04-07T15:38:17Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.citationSILVA, Thiago Gomes Gonçalves da. Uma análise dos erros sobre o conteúdo de equação do 1° grau cometidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43721-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar quais dificuldades os alunos apresentam ao responderem problemas que envolvem a equação do primeiro grau e o que eles entendem por esses conteúdo, pois, sabemos que esse conteúdo vem sido trabalhado desde o 7ºano e assim, a dificuldade ainda torna-se constante. Para isto utilizamos um questionário aplicado a vinte e nove alunos para que assim possa explorar algumas situações problema da equação do primeiro grau. A aplicação se realizou em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir a equação do primeiro grau. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensavam o uso do cálculo. Pode-se constatar que, a partir do momento que o aluno chega à sala de aula, traz consigo um conjunto de saberes matemáticos já construídos1 e é importante que a sistematização da construção de novos conhecimentos seja estruturada de forma progressiva e contínua, de maneira que não gere uma dificuldade na aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Análise de errospt_BR
dc.subjectEquações - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectDistúrbios de aprendizagem - Análisept_BR
dc.titleUma análise dos erros sobre o conteúdo de equação do 1° grau cometidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze which difficulties students present when answering problems involving the equation of the first degree and what they understand by this content, since we know that this content has been worked since the 7th grade and thus, the difficulty still becomes difficult. if constant. For this we used a questionnaire applied to twenty nine students so that we can explore some problem situations of the equation of the first degree. The application was carried out in an 8th grade elementary school class of the public school system of the state of Pernambuco. As a result, we realize the students' difficulty in defining the equation of the first degree. We had answers with some strategies that did not require the use of calculus. It can be seen that from the moment the student arrives in the classroom, he / she brings with him / her a set of mathematical knowledge already built and it is important that the systematization of the construction of new knowledge be structured progressively and continuously, so that does not generate a difficulty in student learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da .pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons