Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43722

Compartilhe esta página

Título: A história da matemática na formação docente e na sala de aula.
Autor(es): SILVA, Wiliana Maria Torres da
Palavras-chave: Matemática – História; Professores - Formação; Ambiente de sala de aula - Estudo e ensino; Ensino - Prática
Data do documento: 3-Dez-2019
Citação: SILVA, Wiliana Maria Torres da. A história da matemática na formação docente e na sala de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o que dizem os (as) professores (as) sobre os conhecimentos que possuem sobre a História da Matemática e seu uso em sala de aula. E as questões que procuramos responder com essa pesquisa são: De que forma a História da Matemática é vivenciada na formação dos professores (as) de Matemática? Ela está presente na prática dos docentes? Para alcançar o objetivo proposto o campo de investigação será a História da Matemática na formação dos (as) professores (as) de Matemática de diferentes regiões do Brasil. A pesquisa apresenta natureza descritiva e qualitativa, na qual a coleta de dados se dá através de um questionário online. A análise foi realizada em quatro blocos de questões, onde o primeiro traz informações sobre os (as) participantes, e os demais direcionam respectivamente aos três objetivos específicos da pesquisa. Para uma melhor compreensão e visualização, as respostas foram apresentadas em tabelas. Dessa forma busca-se conscientizar a relevância da formação histórica na formação inicial dos (as) professores (as) de Matemática tendo em vista que o conhecimento sobre a História da Matemática pode promover uma melhor qualidade da formação de futuros (as) professores (as) de Matemática. Após a análise percebemos que o questionamento da pesquisa, de fato, é relevante, trazendo-nos inúmeras informações de como os (as) professores (as) de Matemática viveram as experiências com a História da Matemática na formação inicial, e como utilizam-se delas em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43722
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Wiliana Maria Torres da.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons