Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43724

Compartilhe esta página

Título: Derivative Game como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro.
Autor(es): SOUZA, Samara Arlete Aragão de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros; Professores – Formação; Jogos no ensino de matemática; Ensino - Recursos didáticos
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: SOUZA, Samara Arlete Aragão de. Derivative Game como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
Abstract: O presente estudo trata-se de uma sub-pesquisa realizada pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvida no período de 2018-2019 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a turma de Cálculo Integral e Diferencial I do semestre 2019.1 e teve como objetivo trabalhar o jogo matemático para investigar e classificar os erros a partir Modelo de Análise Didática dos Erros (MADE) descrito por Torre e um questionário com os alunos e a professora da turma para identificar as dificuldades em relação à apreensão dos conceitos e procedimentos em derivadas de uma função. O jogo foi intitulado de “DERIVATE GAME” adaptação feita pela autora, no conteúdo de derivadas do jogo “MATH GAME” dos autores Tatiane da Silva Evangelista, Tais Calliero Tognetti, Ronni Geraldo Gomes de Amorim e Antonio Fernandes Soares Netto. Diante da apresentação do jogo pudemos verificar que 3 dos 6 erros diagnosticados nas resoluções referem-se a derivadas trigonométricas, o que mostra a necessidade de mais cuidado na apresentação desse conteúdo. O jogo possibilitou o desenvolvimento da percepção, memória e atenção, ajudando-os na apropriação do conhecimento científico fazendo com que fosse adquirido novos significados a cada rodada, e fez com que pudessem perceber em que aspecto precisavam estudar mais. Com relação aos questionários percebemos uma sintonia entre a professora e os alunos, quando os alunos responderam sobre as suas dificuldade, podemos perceber que a professora percebe essa dificuldade nos alunos e a partir dos erros cometidos guiar os alunos para o caminho correto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43724
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Samara Arlete Aragão de .pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons