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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43741
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, Ronald Pereira | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Ivaldo Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T22:41:08Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T22:41:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43741 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: Garantir acesso assistencial e continuidade aos serviços de saúde traz desafios para o Sistema Único de Saúde, tanto para uma estruturação de uma Rede de Atenção à Saúde quanto para a Regulação do acesso e da oferta de serviços hospitalares. Tentar equilibrar com os arcabouços legais, norteadores dos princípios do SUS como Integralidade, Universalidade e Equidade, faz com que o processo regulatório da assistência, tenda a distanciar-se de um ato burocrático. OBJETIVO: Analisar as publicitações das informações dos mecanismos do processo regulatório do acesso à assistência aos serviços de saúde entre os estados do Brasil. METODOLOGIA: Caracteriza-se por um estudo quantitativo, de natureza exploratóriodescritiva. A pesquisa possui com fonte dados de domínio púbico (documentos, manuais e protocolos) da estrutura organizativa da regulação assistencial nos sites institucionais das Secretarias Estaduais de Saúde no Brasil. A pesquisa constitui de três etapas: Pré-análise, Organização dos materiais e Tratamento dos dados. RESULTADOS: Em 78% dos endereços eletrônicos das SES foram identificados as publicitações das informações dos mecanismos do processo regulatório do acesso à assistência aos serviços de saúde entre os estados do Brasil. Tendo a Região Norte-Nordeste com 22,2% sem informações. Treze Secretarias Estaduais em saúde (Maranhão, Rio grande do Norte, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Paraíba, Santa Catarina, Roraima, Mato grosso, Mato grosso do Sul, São Paulo) foram identificadas 25% das informações publicitadas que contêm até no máximo três mecanismos, enquanto na média de cinco mecanismos está presente na Bahia, Sergipe e Amazonas com 50% de informações. Pernambuco e Goiás possuem valores a partir do qual se encontra 25% do quantitativo de informações publicitadas mais elevadas, contabilizando sete mecanismos ou mais. DISCUSSÃO: Evidências apontam que há existência de falhas no processo regulatório. Dentre as quais, falhas nos critérios de encaminhamentos com protocolos inadequados, falta de leitos, demandas exorbitantes por solicitações de consultas e exames especializados, sistema eletrônico de difícil acesso para a sua operacionalização e marcação de consultas e fluxos assistências inapropriadas para a realidade do perfil de morbidade da população para diferentes níveis de complexidades. A análise dos materiais possibilitou a extração de duas categorias. "Mecanismos do processo regulatório do acesso à assistência à saúde entre os estados brasileiros" e " Uso dos mecanismos do processo regulatório do acesso para a tomada de decisão dos gestores na Atenção à Saúde”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É importante salientar na necessidade que os estados publicitem suas informações referente ao processo regulatório. Com treze Secretarias Estaduais de Saúde no Brasil constituídas com até três mecanismos e apenas duas correspondendo a 75% com o quantitativo de mecanismos mais elevados, pode indicar disparidades na equidade do acesso aos serviços de saúde e contribuir para a melhoria da estrutura organizativa entre os estados no Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Regulação e fiscalização em saúde | pt_BR |
dc.subject | Acesso aos serviços de saúde | pt_BR |
dc.subject | Equidade no acesso aos serviços de saúde | pt_BR |
dc.subject | Sistema único de saúde | pt_BR |
dc.title | Regulação em saúde: uma análise comparativa da estrutura organizativa nos estados brasileiros | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8438635944779689 | pt_BR |
dc.description.abstractx | INTRODUCTION: Ensuring care access and continuity to health services poses challenges for the Unified Health System, both for structuring a Health Care Network and for regulating access and the provision of hospital services. Trying to balance with the legal frameworks, guiding the SUS principles such as Integrality, Universality and Equity, makes the regulatory process of assistance tends to distance itself from a bureaucratic act. OBJECTIVE: To analyze the disclosure of information on the mechanisms of the regulatory process for access to assistance to health services between the states of Brazil. METHODOLOGY: It is characterized by a quantitative study, of an exploratory-descriptive nature. The research is based on public domain data (documents, manuals and protocols) of the organizational structure of health care regulation on the institutional websites of the State Health Secretariats in Brazil. The research consists of three stages: Pre-analysis, Organization of materials and Treatment of data. RESULTS: In 78% of the SES e-mail addresses, the disclosure of information about the mechanisms of the regulatory process for access to assistance to health services between the states of Brazil was identified. With the North-Northeast Region with 22.2% without information. Thirteen State Health Secretariats (Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Paraíba, Santa Catarina, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo) were identified 25% of the information advertised that contains up to maximum three mechanisms, while on average five mechanisms are present in Bahia, Sergipe and Amazonas with 50% of information. Pernambuco and Goiás have values from which is found 25% of the highest amount of publicized information, accounting for seven or more mechanisms. DISCUSSION: Evidence points out that there are flaws in the regulatory process. Among them, failures in the referral criteria with inadequate protocols, lack of beds, exorbitant demands for requests for consultations and specialized exams, electronic system difficult to access and making appointments and assistance flows inappropriate for the reality of the patient's profile. population morbidity for different levels of complexities. The analysis of the materials made it possible to extract two categories. "Mechanisms of the regulatory process of access to health care among Brazilian states" and "Use of mechanisms of the regulatory process of access for decision-making by managers in Health Care." FINAL CONSIDERATIONS. It is important to highlight the need for states to advertise information regarding the regulatory process, with thirteen State Health Secretariats in Brazil constituted with up to three mechanisms and only two corresponding to 75% with the highest number of mechanisms, may indicate disparities in equity of access to health services and contribute to the improvement of the organizational structure among the states in Brazil. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NSC) - Núcleo de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Saúde Coletiva |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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França, Ivaldo Dantas de.pdf | França, Ivaldo Dantas de | 500,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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