Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43781

Comparte esta pagina

Título : Caracterização de solo para análise de eficiência de uma barragem subterrânea sucessiva no Agreste Pernambucano.
Autor : RESENDE, Gabriel Queiroz Moraes
Palabras clave : Engenharia geotécnica; Solos – Permeabilidade; Barragens de terra; Reservatórios subterrâneos; Água - Captação
Fecha de publicación : 12-dic-2019
Citación : RESENDE, Gabriel Queiroz Moraes. Caracterização de solo para análise de eficiência de uma barragem subterrânea sucessiva no Agreste Pernambucano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : As barragens subterrâneas se constituem no barramento verificado no depósito aluvial de um rio ou riacho, com a finalidade de deter o fluxo subterrâneo após cessado o escoamento superficial, proporcionando a montante do barramento um reservatório subterrâneo que pode ser explorado por uma obra de captação. Trata-se de uma obra hidro-ambiental de baixa complexidade e de baixo custo, sendo conhecida na bibliografia há mais de 60 anos. Esta pesquisa apresenta os resultados e análises do comportamento geotécnico de um solo localizado no povoado de Mutuca, na cidade de Pesqueira-PE, onde foram construídas três barragens subterrâneas sucessivas. O objetivo deste trabalho é entender como as características do solo afetam a operação das barragens subterrâneas, e em consequência, analisar a eficiência no armazenamento da maior quantidade possível de água nos aquíferos subterrâneos, buscando diminuir os problemas gerados pela escassez hídrica da região. Foram realizados ensaios de laboratório com amostras de solo retiradas da barragem de Cafundó 2, para a análise e interpretação dos parâmetros geotécnicos associados à percolação da água no solo comparando com resultados reportados na literatura. Os parâmetros do solo analisado indicam baixa eficiência para a percolação de água. O solo apresentou graduação ruim e alta presença de agregados finos, que diminuem o índice de vazios e dificultam a infiltração da água no solo. Os limites de Atterberg apontaram para um solo argiloso e com baixas compressibilidade e plasticidade. Para o valor de permeabilidade, foi possível afirmar que o solo não apresentou características favoráveis a percolação da água. Os resultados obtidos não demonstram a inviabilidade do local para a presença das barragens subterrâneas sucessivas, mas apenas indica que o solo da região que as compreende não auxiliam o equipamento a ter a máxima eficiência no seu propósito de combate a escassez hídrica dessa localidade que tanto sofre sob os efeitos severos do clima semiárido Nordestino.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43781
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RESENDE, Gabriel Queiroz Moraes.pdf9.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons