Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43807
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAES, Alfredo de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Leandro dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T19:54:15Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T19:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leandro dos Santos. O pensamento pedagógico de Martin Buber : contribuições à formação humana dos pibidianos. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43807 | - |
dc.description.abstract | No pensamento de Martin Buber, é possível encontrar alguns conceitos relevantes para a educação do indivíduo, os quais são apresentados nessa pesquisa: a relação dialógica, a relação Eu-Tu, a presença, o encontro, a reciprocidade, a formação para a comunidade, o educar pelo espontâneo e pela naturalidade e, por fim, o diálogo – sendo este uma conversação genuína entre os indivíduos envolvidos em que é evidenciada a essência de sua presentificação ao evento. Olhar o seu educando a partir do que está em seu ser, possibilita que tanto o educador quanto o seu educando se envolvam em um processo de formação humana. Neste intento, esta pesquisa chama a atenção para se pensar na formação humana dos estudantes bolsistas do PIBID que estão na escola, no início de suas práticas pedagógicas, e que estão “assumindo” o papel de educador. Diante do contexto, e do pensamento buberiano, é possível se pensar na formação humana por meio de conceitos do pensamento deste filósofo, e.g.: a relação, a presença, o olhar para o outro da forma como ele é ou se apresenta e, sobretudo, o respeito dialógico pela ética e alteridade. Esta atitude se torna uma evidência verdadeira de formação humana, ou seja, a dimensão humana do outro, que também faz do eu um reconhecimento enquanto humano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Buber, Martin, 1878-1965 | pt_BR |
dc.title | O pensamento pedagógico de Martin Buber : contribuições à formação humana dos pibidianos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4570417708883286 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0982845170459372 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the Martin Buber's conceptual thinking, it is possible to find some relevant concepts for the formation of the individual, which are presented in this research: the dialogical relationship, the I-You relationship, the presence, the encounter, the reciprocity, the formation for the community, educating through spontaneous and naturalness and, finally, dialogue - this being a genuine conversation between the individuals involved in which the essence of their presentation to the event is evidenced. Looking at your learner from what is in his being allows both the educator and your learner to be involved in a process of human formation. In this attempt, this research draws attention to think about the human formation of PIBID scholarship students who are in school, at the beginning of their pedagogical practices, and who are “assuming” the role of an educator. In this context, and from the perspective of Buber's thought, it is possible to think about human formation through concepts of the thought of this philosopher, e.g.: the relationship, the presence, the look at the other as it is or presents itself and, above all, dialogical respect for ethics and otherness. This attitude becomes a true evidence of human formation, that is, the human dimension of the other, which also makes the self a recognition as a human. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leandro dos Santos Silva.pdf | 657,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons