Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43855
Compartilhe esta página
Título: | Avaliação da utilização de um podcast sobre saúde e nutrição como recurso de ensino-aprendizagem em uma universidade pública |
Autor(es): | DAMASCENO, Maria Carla Melo |
Palavras-chave: | Educação em saúde; Nutrição; Mídias sociais; Webcast |
Data do documento: | 20-Ago-2021 |
Abstract: | Desde o surgimento da rede, os modos como as pessoas se comunicam e consomem informações vem passando por significativas mudanças, como exemplo o uso das ferramentas da web nas atividades pedagógicas. Um exemplo dessas ferramentas é o podcast, já que ele pode ser usado para a promoção da informação, inclusive na área de saúde e nutrição. O podcast é um meio prático de consumo de conteúdo, pois permite a busca, a escuta e o download assíncrono através da web por meio de dispositivos móveis e em qualquer lugar. Diante disso, o Podcast pode ser uma alternativa para a disseminação do saber de forma prática acessível. O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a utilização de um podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem em uma Universidade Pública para alunos do Curso de Nutrição. Trata-se de um estudo do tipo transversal, com foco na avaliação da aplicação de um tipo de recurso tecnológico, o podcast intitulado de “Alimentacast”, como objeto educacional direcionado à comunidade acadêmica. Para essa pesquisa foram avaliados discentes e docentes do curso de nutrição do Centro Acadêmico da Vitória, sendo questionado os seguintes aspectos sociodemográficos: raça, renda familiar, escolaridade, além disso também foi aplicado um questionário online para avaliar os temas discutidos na plataforma do Alimentacast como ferramenta de ensino aprendizagem tanto para alunos como professores. Também participou da análise de dados, variáveis relacionadas ao acesso e escuta. Os resultados do presente estudo apresentam-se por meio de médias e desvios-padrão dos valores obtidos. O estudo foi composto por 69 discentes e 20 docentes, cerca de 88% dos alunos entrevistados já tinham escutado pelo menos uma vez algum episódio do programa, desses, 80,9% afirmaram que o conteúdo reproduzido era muito bom. Quanto aos docentes do Curso de Nutrição, 75% afirmaram ter o hábito de escutar podcasts. Dentre esses entrevistados, 90% já escutaram o programa do “Alimentacast” pelo menos uma vez, e ao indagar sobre o uso dessa ferramenta para abordar conteúdos teóricos em comparação com os métodos tradicionais de expor, 80% consideram o uso da ferramenta interessante como material didático. Diante desse quadro, o podcast intitulado como “Alimentacast” se mostra como uma ferramenta poderosa de produção e disseminação da informação, além de possuir um potencial de desenvolvimento elevado ligado à possibilidade do uso de uma rede mais ampla, em que se torna possível trabalhar em conjunto com as mais diversas áreas de conhecimento e ideias inovadoras para gerar outras formas de compartilhar a informação, além de promover a literacia informacional dos indivíduos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43855 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Damasceno, Maria Carla Melo.pdf | 862,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons