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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43887

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Título: Metodologia ativa em ações de educação alimentar e nutricional: uso de paródias com idosos para promoção de uma alimentação saudável e adequada
Autor(es): COSTA, Beatriz Rafaella da Silva
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional; Dieta saudável; Comportamento alimentar - Idoso; Saúde do idoso
Data do documento: 27-Nov-2020
Abstract: O envelhecimento populacional é uma tendência mundial, acompanhada também pelo Brasil. E a qualidade de vida do idoso é de maneira importante determinada por seu estado nutricional. Nesse sentido, deve-se observar que vários fatores influenciam o consumo alimentar da pessoa idosa e que todos esses aspectos precisam ser considerados na sensibilização desse público para a adoção de uma alimentação adequada e saudável. Assim, torna-se fundamental o desenvolvimento de atividades tendo como fundamento a educação alimentar e nutricional (EAN), utilizando-se de metodologias ativas, como as paródias, capazes de gerarem memorização de informações, essencial no processo de aprendizagem com idosos. Nesse sentido, o estudo objetivou desenvolver ações de EAN para a promoção de uma alimentação saudável e adequada a idosos de uma Instituição de Longa Permanência, utilizando-se de paródias como metodologia ativa para esse processo. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem quanti-qualitativa, realizada com idosos do abrigo Cristo Redentor em Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, entre os meses de dezembro de 2019 e fevereiro de 2020. Inicialmente, se foi realizado o diagnóstico para identificação da população, bem como do consumo alimentar e do estado nutricional do grupo de idosos participantes. Em seguida foram realizados 4 encontros quinzenais na instituição, estruturados segundo os princípios de EAN, com duração de 40 minutos cada, finalizados com uma paródia sobre o tema abordado. Participaram do estudo, 16 idosos, sendo a maioria do sexo masculino (81,25%). A faixa etária predominante foi de 70 a 79 anos (43,75%). Dos idosos participantes 31,2% possuíam diagnóstico de diabetes e 56,2% faziam uso de remédio para controle da hipertensão. Observou-se baixo consumo dos grupos de alimentos das frutas, legumes e verduras e de leite e derivados. De acordo com o teste aplicado, todos os idosos participantes precisavam ficar atentos a sua alimentação, além disso, apenas 18,8% ingeriam de 8 ou mais copos de água por dia. Ademais, quanto ao estado nutricional, 25% dos idosos foram classificados com desnutrição. Quanto às atividades de EAN, verificou-se que as atividades realizadas repercutiram positivamente para essa população. Observou-se que metodologia utilizada promoveu o compartilhamento de informações e experiências no grupo. Além disso, o uso de paródias como metodologia ativa com músicas familiares a essa população, promoveu o resgate da memória dos idosos, e facilitou o processo de aprendizado, sensibilizando-os para a mudança de hábitos alimentares não saudáveis. Conclui-se, portanto, que a população idosa participante apresentou doenças decorrentes de desequilíbrios nutricionais, necessitando melhorar sua alimentação e seu consumo hídrico. Nesse sentido, a metodologia utilizada, com o uso de paródias, foi eficiente, facilitando o aprendizado e sensibilizando a mudança de hábitos alimentares nos idosos. Em virtude da Covid 19, o número de encontros realizados foi inferior ao planejado, mas com resultados positivos, ressaltando-se a importância da continuidade das ações visando à adoção de hábitos alimentares saudáveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43887
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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