Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43920
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA FILHO, José Leão e | - |
dc.contributor.author | FURETTi, Eduardo Vinícius Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T13:41:19Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T13:41:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.citation | FURETTi, Eduardo Vinícius Silva. Estratégias de redução dos principais custos: referentes ao transporte rodoviário porto/fábrica de insumos e produtos acabados: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43920 | - |
dc.description.abstract | Na conjutura logística brasileira, o modal rodoviário é o mais amplamento utilizado, com participação superior a de todos os outros modais juntos. Entretanto, os desafios enfrentados na utilização desse modal são enormes. A infraestrutura das estradas, o alto risco de acidentes, os crimes envolvendo roubo de cargas e o capacidade incompatível e insuficiente de fiscalização fazem com que o país figure entre os países que possuem o maior risco logístico do planeta, maior, inclusive , do que o risco logístico de alguns países que estão ou estiveram em guerra recentemente. Esse cenário faz com que o custo logístico cresça, aumentando o valor total dos produtos, diminuindo, assim, a competitividade do produto nacional a nível global. Considerando questões geográficas e a evolução na infra-estrutura, o modal marítimo tem sido cada vez mais utilizado como aliado dos players de mercado para aumentar a eficiência do transporte. Uma das características do modal marítimo é a necessidade de integração com um segundo modal para a realização do transporte das mercadorias para os portos de origem e dos portos de destino até o cliente final. Quando uma empresa possui um alto volume de operações envolvendo o transporte de contêineres, grandes oportunidades de redução de custos na ponta rodoviária surgem. O presente trabalho explorou, por meio de um estudo de caso, três aplicações de estratégias cujo objetivo é aumentar a eficiência em custos da ponta rodoviária de movimentação de contêineres. Como resultados, a utilização de veículos especiais para união, no porto, de insumos leves e pesados para posterior entrega na fábrica mostrou uma capacidade de redução no número de fretes a serem pagos, trazendo saving para a empresa. A utilização de frota própria mostrou potencial para reduzir custos e trazer lucro para empresa, entretanto existem diversos desafios na esfera operacional. Como relação a operações casadas de frete, há grande potencial de redução de 25% nos fretes da ponta outbound. Um modelo de programação linear inteira foi desenvolvido para auxiliar a programação semanal de transporte e otimizar a quantidade de operações casadas possíveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Logística - Custos | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem (Transporte de carga) | pt_BR |
dc.subject | Análise modal | pt_BR |
dc.subject | Programação linear | pt_BR |
dc.title | Estratégias de redução dos principais custos: referentes ao transporte rodoviário porto/fábrica de insumos e produtos acabados: um estudo de caso. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Maisa Mendonça | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3941499571037369 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0259816443529282 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the Brazilian logistics conjuncture, the road mode is the most widely used, with participation higher than all other modes together. However, the challenges faced in using this mode are enormous. The infrastructure of the roads, the high risk of accidents, crimes involving cargo theft and the incompatible and insufficient capacity for surveillance make the country become one of the countries with the highest logistical risk on the planet, even higher than the logistical risk of some countries that are or have been at war recently. This scenario causes the logistic cost to increase, increasing the total value of the products, thus reducing the competitiveness of the national product globally. Considering the geographical aspects and developments in infrastructure, maritime modalities have been increasingly used as an ally of market players to increase transport efficiency. One of the characteristics of the maritime modal is the need for integration with a second mode for the transport of goods to the ports of origin and from ports of destination to the final customer. When a company has a high volume of operations involving container transportation, great opportunities for cost reduction at the roadside arise. The present work explored, through a case study, three applications of strategies whose objective is to increase the cost efficiency of the container handling road. As a result, the use of special vehicles for the union in the port of light and heavy raw materials for delivery to the factory showed a capacity to reduce the number of freights to be paid, reducing costs . The use of own fleet has shown potential to reduce costs and bring profit to the company, however there are several challenges in the operational sphere. Regarding joint freight operations, there is a great potential for 25% reduction in the outbound freight. A linear programming model has been developed to aid weekly transport scheduling and optimize the number of possible matched operations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1719660651640802 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FURETTI, Eduardo Vinícius Silva.pdf | 744,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons