Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43920

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA FILHO, José Leão e-
dc.contributor.authorFURETTi, Eduardo Vinícius Silva-
dc.date.accessioned2022-04-13T13:41:19Z-
dc.date.available2022-04-13T13:41:19Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.citationFURETTi, Eduardo Vinícius Silva. Estratégias de redução dos principais custos: referentes ao transporte rodoviário porto/fábrica de insumos e produtos acabados: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43920-
dc.description.abstractNa conjutura logística brasileira, o modal rodoviário é o mais amplamento utilizado, com participação superior a de todos os outros modais juntos. Entretanto, os desafios enfrentados na utilização desse modal são enormes. A infraestrutura das estradas, o alto risco de acidentes, os crimes envolvendo roubo de cargas e o capacidade incompatível e insuficiente de fiscalização fazem com que o país figure entre os países que possuem o maior risco logístico do planeta, maior, inclusive , do que o risco logístico de alguns países que estão ou estiveram em guerra recentemente. Esse cenário faz com que o custo logístico cresça, aumentando o valor total dos produtos, diminuindo, assim, a competitividade do produto nacional a nível global. Considerando questões geográficas e a evolução na infra-estrutura, o modal marítimo tem sido cada vez mais utilizado como aliado dos players de mercado para aumentar a eficiência do transporte. Uma das características do modal marítimo é a necessidade de integração com um segundo modal para a realização do transporte das mercadorias para os portos de origem e dos portos de destino até o cliente final. Quando uma empresa possui um alto volume de operações envolvendo o transporte de contêineres, grandes oportunidades de redução de custos na ponta rodoviária surgem. O presente trabalho explorou, por meio de um estudo de caso, três aplicações de estratégias cujo objetivo é aumentar a eficiência em custos da ponta rodoviária de movimentação de contêineres. Como resultados, a utilização de veículos especiais para união, no porto, de insumos leves e pesados para posterior entrega na fábrica mostrou uma capacidade de redução no número de fretes a serem pagos, trazendo saving para a empresa. A utilização de frota própria mostrou potencial para reduzir custos e trazer lucro para empresa, entretanto existem diversos desafios na esfera operacional. Como relação a operações casadas de frete, há grande potencial de redução de 25% nos fretes da ponta outbound. Um modelo de programação linear inteira foi desenvolvido para auxiliar a programação semanal de transporte e otimizar a quantidade de operações casadas possíveis.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogística - Custospt_BR
dc.subjectCabotagem (Transporte de carga)pt_BR
dc.subjectAnálise modalpt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.titleEstratégias de redução dos principais custos: referentes ao transporte rodoviário porto/fábrica de insumos e produtos acabados: um estudo de caso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Maisa Mendonça-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3941499571037369pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0259816443529282pt_BR
dc.description.abstractxIn the Brazilian logistics conjuncture, the road mode is the most widely used, with participation higher than all other modes together. However, the challenges faced in using this mode are enormous. The infrastructure of the roads, the high risk of accidents, crimes involving cargo theft and the incompatible and insufficient capacity for surveillance make the country become one of the countries with the highest logistical risk on the planet, even higher than the logistical risk of some countries that are or have been at war recently. This scenario causes the logistic cost to increase, increasing the total value of the products, thus reducing the competitiveness of the national product globally. Considering the geographical aspects and developments in infrastructure, maritime modalities have been increasingly used as an ally of market players to increase transport efficiency. One of the characteristics of the maritime modal is the need for integration with a second mode for the transport of goods to the ports of origin and from ports of destination to the final customer. When a company has a high volume of operations involving container transportation, great opportunities for cost reduction at the roadside arise. The present work explored, through a case study, three applications of strategies whose objective is to increase the cost efficiency of the container handling road. As a result, the use of special vehicles for the union in the port of light and heavy raw materials for delivery to the factory showed a capacity to reduce the number of freights to be paid, reducing costs . The use of own fleet has shown potential to reduce costs and bring profit to the company, however there are several challenges in the operational sphere. Regarding joint freight operations, there is a great potential for 25% reduction in the outbound freight. A linear programming model has been developed to aid weekly transport scheduling and optimize the number of possible matched operations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1719660651640802pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FURETTI, Eduardo Vinícius Silva.pdf744,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons