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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43947

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Paula Henriques Gusmão de Araújo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Duan Vilela-
dc.date.accessioned2022-04-13T19:29:01Z-
dc.date.available2022-04-13T19:29:01Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationFERREIRA, Duan Vilela. Modelo de maturidade da indústria 4.0 para avaliação de processos têxteis. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43947-
dc.descriptionLIMA, Ana Paula Henriques Gusmão de Araújo, também é conhecida em citações bibliográficas por: GUSMÃO, Ana Paula Henriques de.-
dc.description.abstractOs conceitos e potenciais benefícios associados à aplicação de ferramentas tecnológicas da indústria 4.0 têm chamado a atenção de empresas e instituições técnico-científicas como oportunidade de incremento do potencial competitivo das organizações em um mercado turbulento. Assim, pode-se perceber a relevância e complexidade de decisões relacionadas ao planejamento e execução da estratégia de implementação das ferramentas adequadas ao cenário de negócio de empresas para promoção da competitividade. No Brasil, um dos setores marcados pela necessidade de melhoria da competitividade é o têxtil e de confecções, que apesar de ter significativa relevância para a economia nacional, ainda possui insuficiências a serem sanadas em relação ao aspecto competitivo. Porém, para planejamento de ações de melhoria da competitividade, é pertinente que seja avaliado o estado atual da organização em relação a referenciais competitivos para um melhor estabelecimento de objetivos estratégicos. Neste cenário, surgem os modelos de maturidade que são ferramentas para suporte a este tipo de avaliação. Apesar da existência de variados modelos com este propósito, muitos não possuem clareza metodológica e de parametrização, além de não serem adequadamente alinhados com os aspectos da área têxtil. Sendo assim, esta pesquisa busca preencher a lacuna encontrada no campo científico, bem como contribuir para a gestão organizacional a partir do desenvolvimento e aplicação de um modelo para avaliação de empresas do setor de têxtil em termos de maturidade tecnológica da indústria 4.0, baseado em uma abordagem multicritério, a partir do método FITradeoff para problemática de classificação. Como forma de demonstração da aplicabilidade do modelo, foram realizadas avaliações de empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) têxtil do Agreste pernambucano. Em termos de resultado, foi possível conhecer os níveis de maturidade das organizações que participaram do estudo, e também foram analisados os principais aspectos associados aos atributos avaliados. Por fim, acredita-se que esse estudo possa servir como ferramenta de apoio no processo de planejamento estratégico para gestores e demais envolvidos nas empresas do mercado têxtil e de confecções, na busca por estratégias de desenvolvimento relacionadas à temática referida, além de colaborar para mitigação da lacuna encontrada na literatura.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndústria de tecnologia de ponta - Pernambucopt_BR
dc.subjectAvaliação – Pernambucopt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectModelos e construção de modelos - Pernambucopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégico – Pernambucopt_BR
dc.subjectIndústria têxtil - Pernambucopt_BR
dc.titleModelo de maturidade da indústria 4.0 para avaliação de processos têxteispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7644414156122412pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9293245069875867pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe concepts and potential benefits associated with the application of industry 4.0 tools 4.0 has called companies and technical-scientific institutions attention as an opportunity to increase the competitive potential of organizations in a turbulent market. Thus, it is possible to realize the relevance and complexity of decisions related to the planning and implementation of the application of appropriate tools to the business scenario of companies to promote competitiveness. In Brazil, one of the sectors marked by the need to improve competitiveness is textile and clothing, which, despite having significant relevance to the national economy, still has shortcomings to be healed in relation to the competitive aspect. However, for planning competitiveness improvement actions, it is pertinent to evaluate the current state of the organization in relation to competitive references for a better establishment of strategic objectives. In this scenario arise the maturity models which are tools to support this type of evaluation. Despite the existence of varied models for this purpose, many of them do not have methodological and parameterization clarity, besides being not properly aligned with the aspects of the textile area. Thus, this research seeks to fill the gap found in the scientific field, as well as contribute to the organizational management of the development and application of a model for the evaluation of companies in the textile sector in terms of technological maturity for industry 4.0, based on a Multicriteria approach from the FITradeoff method for sorting problems. As a demonstration of the applicability of the model, evaluations of companies of the local productive arrangement (APL) of the Agreste Pernambuco were performed. In terms of results, it was possible to know the maturity levels of organizations that participated in the study, and the main aspects associated with the evaluated attributes were analyzed as well. Finally, it is believed that this study can serve as a support tool in the process of strategic planning for managers and other involved in companies in the textile and clothing market, in the search for development strategies in relation to the aforementioned theme, in addition to collaborating to the mitigation of the gap found in the literature.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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