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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43964

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Título: Atividades rítmicas e expressivas: sua associação com o desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes com transtorno espectro autista (TEA)
Autor(es): CARMO, Danyela da Silva do
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista; Educação física escolar; Destreza motora
Data do documento: 10-Dez-2021
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem neurológica, responsável por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de indivíduos. Dentre as características das pessoas com TEA pode-se destacar principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente; comportamentos repetitivos de movimentos e dificuldade na interação social. Desde cedo algumas crianças com TEA já apresentam sintomas de disfunção motora e danos sensoriais. Com base em estudos prévios, foi observado que as atividades rítmicas e expressivas possuem efeitos positivos para crianças e adolescentes, capacitando o método como um meio de intervenção a ser experimentado no tratamento de diversas patologias físicas e mentais, incluindo o TEA. A partir disso, foi considerado que as atividades rítmicas e expressivas com os seus benefícios atrelados, seria capaz de estimular o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, podendo ser trabalhadas também na escola através das abordagens pedagógicas da Educação Física: Psicomotricidade e Desenvolvimentista. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caráter qualitativo e descritivo sobre os impactos positivos das atividades rítmicas e expressivas na vida de crianças e adolescentes com TEA, especificamente no desenvolvimento de suas habilidades motoras. A metodologia se deu através de uma revisão da literatura, entre janeiro e novembro de 2021, nas bases de dados PUBMED, SCIELO e CAPES. Concluiu-se que as atividades rítmicas e expressivas possuem eficácia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, além da melhora da sua expressão corporal, auxiliando a comunicação e interação social; e que para avaliar a eficácia destas aulas no ambiente escolar, se faz necessário a iniciação da aplicabilidade desta modalidade de dança na escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43964
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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