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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43964
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Título: | Atividades rítmicas e expressivas: sua associação com o desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes com transtorno espectro autista (TEA) |
Autor(es): | CARMO, Danyela da Silva do |
Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista; Educação física escolar; Destreza motora |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem neurológica, responsável por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de indivíduos. Dentre as características das pessoas com TEA pode-se destacar principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente; comportamentos repetitivos de movimentos e dificuldade na interação social. Desde cedo algumas crianças com TEA já apresentam sintomas de disfunção motora e danos sensoriais. Com base em estudos prévios, foi observado que as atividades rítmicas e expressivas possuem efeitos positivos para crianças e adolescentes, capacitando o método como um meio de intervenção a ser experimentado no tratamento de diversas patologias físicas e mentais, incluindo o TEA. A partir disso, foi considerado que as atividades rítmicas e expressivas com os seus benefícios atrelados, seria capaz de estimular o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, podendo ser trabalhadas também na escola através das abordagens pedagógicas da Educação Física: Psicomotricidade e Desenvolvimentista. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caráter qualitativo e descritivo sobre os impactos positivos das atividades rítmicas e expressivas na vida de crianças e adolescentes com TEA, especificamente no desenvolvimento de suas habilidades motoras. A metodologia se deu através de uma revisão da literatura, entre janeiro e novembro de 2021, nas bases de dados PUBMED, SCIELO e CAPES. Concluiu-se que as atividades rítmicas e expressivas possuem eficácia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, além da melhora da sua expressão corporal, auxiliando a comunicação e interação social; e que para avaliar a eficácia destas aulas no ambiente escolar, se faz necessário a iniciação da aplicabilidade desta modalidade de dança na escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43964 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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