Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44009
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, Emmanuel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T15:27:38Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T15:27:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Emmanuel da Silva. Uma análise do ensino de Física sob a ótica da modernidade líquida: uma singela busca por um ensino agenciador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44009 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a sala de aula de Física sobre a ótica da Modernidade Líquida (BAUMAN, 2001, 2011, 2013), na perspectiva da construção de uma sala de aula agenciadora. A abordagem se faz necessária perante as novas propostas de ensino (BRASIL, 2018) e objetivando a inserção de elementos da Física contemporânea (MOREIRA, 2014). A pesquisa se deu com alunos do terceiro ano do ensino médio, numa cidade do agreste pernambucano. A pesquisa se passou em dois momentos, porém o peso maior da análise ficou a cargo de um questionário, seguindo os passos de uma pesquisa do tipo exploratória (GIL, 2002). As respostas foram analisadas e discutidas, buscando mostrar características da fluidez resultado da Modernidade e de como pode afetar o processo de aprendizagem em Física. Assim, analisamos como essa cultura de desapego afeta o ensino de Física, e como isso pode ser um fator desestimulante para se aprender a disciplina supracitada. Com dados que apresentam a fragilidade do conhecimento científico e objetividade nas respostas, a pesquisa toma relevância acerca da necessidade de pensarmos formas de ensino baseadas em teorias atuais, que levem em consideração o tempo atual. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Efeito da civilização moderna | pt_BR |
dc.title | Uma análise do ensino de Física sob a ótica da modernidade líquida: uma singela busca por um ensino agenciador. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9646628979263531 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to analyze the Physics classroom on the optics of Liquid Modernity (BAUMAN, 2001, 2011, 2013), from the perspective of the construction of an agency classroom. The approach is necessary in view of the new teaching proposals (BRAZIL, 2018) and aiming at the insertion of elements of contemporary physics (MOREIRA, 2014). The research took place with students of the third year of high school, in a city of the Pernambuco rough. The research took place in two moments, but the greater weight of the analysis was carried out by a questionnaire, following the steps of an exploratory research (GIL, 2002). The answers were analyzed and discussed, seeking to show characteristics of the fluidity resulting from Modernity and how it can affect the learning process in Physics. Thus, we analyze how this culture of detachment affects the teaching of Physics, and how it can be a discouraging factor in learning the above discipline. With data that show the fragility of scientific knowledge and objectivity in the answers, the research becomes relevant about the need to think about teaching forms based on current theories, which take into account the current time. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDES, Emmanuel da Silva.pdf | 925,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons