Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44033
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMBRÓSIO, Carmem Lygia Burgos | - |
dc.contributor.author | XAVIER, Maycon Douglas Paixão | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T21:14:54Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T21:14:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44033 | - |
dc.description.abstract | Muitos autores têm relatado as dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos da bioquímica. Dentre os principais fatores envolvidos com essa problemática está a dificuldade de demonstração real ou de modelos de maior facilidade de assimilação dos conceitos envolvidos, uma vez que é uma ciência que investiga a realidade em vários níveis de complexidade, a saber: os níveis macroscópico, microscópico e submicroscópico. Portanto, o aprendizado da bioquímica depende da capacidade do aluno em traduzir e integrar esses diferentes níveis para que haja uma compreensão holística da disciplina. Nesse sentido, as ferramentas didáticas têm fundamental importância para mediar a aquisição de conhecimentos, uma vez que permitem a representação de fenômenos que não podem ser captados pela visão. O presente trabalho teve como objetivo a confecção de modelos didáticos artesanais para o ensino de bioquímica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa no intuito de identificar os fatores que dificultam a interpretação de modelos e, a partir disso, foram planejadas as características conceituais, estéticas (cores, tamanhos e formas) e funcionais (peças móveis e removíveis) que poderiam ser utilizadas para sanar esses problemas. Os temas tratados pelos modelos foram decididos de acordo com o plano de ensino da disciplina Bioquímica da Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, o que levou a elaboração de 18 modelos didáticos, construídos em porcelana fria, arame galvanizado e arame artesanal, materiais facilmente encontrados e de fácil manipulação. A partir do estudo concluiu-se que a elaboração do material se constitui em uma etapa inicial, sendo necessário estudos experimentais para a verificação de sua validade didática. | pt_BR |
dc.format.extent | 57 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bioquímica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Elaboração de modelos artesanais para o ensino de bioquímica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTANA, Raquel Araújo de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1482633567375280 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6986045337685219 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Many authors have reported students' difficulties in understanding the contents of biochemistry. Among the main factors involved with this problem is the difficulty of real demonstration or models that make it easier to assimilate the concepts involved, since it is a science that investigates reality at various levels of complexity, namely: the macroscopic and microscopic levels and submicroscopic. Therefore, learning biochemistry depends on the student's ability to translate and integrate these different levels so that there is a holistic understanding of the discipline. In this sense, didactic tools are of fundamental importance to mediate the acquisition of knowledge, as they allow the representation of phenomena that cannot be captured by vision. The present work had as objective the elaboration of artisanal didactic models for the teaching of biochemistry. Therefore, a survey was carried out in order to identify the factors that hinder the interpretation of models and, based on that, the conceptual, aesthetic (colors, sizes and shapes) and functional (movable and removable parts) that could be used to remedy these problems. The themes dealt with by the models were decided in accordance with the teaching plan of the Biochemistry of Nutrition course at the Federal University of Pernambuco, which led to the elaboration of 18 didactic models, built in cold porcelain, galvanized wire and handcrafted wire, easily found materials and easy to handle. From the study it was concluded that the preparation of the material is an initial stage, requiring experimental studies to verify its didactic validity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Nutrição | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Xavier, Maycon Douglas Paixão.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons