Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44038
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | LIMA, Camila Rayanne Alves Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:15:53Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:15:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Camila Rayanne Alves Gomes. O uso da experimentação de Física por meios alternativos para melhoria da aprendizagem das Leis de Newton. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44038 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades da utilização da experimentação demonstrativa para o ensino e aprendizagem da física, tendo como foco as leis de Newton e suas aplicações. Esta mesma ideia foi apresentada no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) em um artigo intitulado como “O uso da experimentação de física para melhoria da aprendizagem”. Para a realização desta pesquisa, foram selecionadas duas turmas do 1º ano do ensino médio, escolhidas de forma aleatória, contudo, com a mesma professora de física em ambas as turmas. A pesquisa aconteceu na EREM Padre Antônio Barbosa Júnior, na cidade de Jurema Pe. Inicialmente fez-se um questionário de diagnóstico nas turmas, contendo questões sobre o interesse dos alunos em relação a disciplina de física e questões envolvendo os conceitos das leis de Newton. Posteriormente foi feito uma revisão dos assuntos já vistos em sala de aula e em seguida a aplicação dos experimentos. Por fim, fez-se um questionário de verificação, a fim de compreender a influência dos experimentos propostos. Os resultados revelaram que os experimentos serviram como elemento motivador nas turmas em que foram aplicadas além de facilitarem na compreensão dos conceitos referentes as leis de Newton. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Física – Experiências | pt_BR |
dc.subject | Leis de Newton - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso da experimentação de Física por meios alternativos para melhoria da aprendizagem das Leis de Newton. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CAMPELLO, Sérgio de Lemos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2407522233092131 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to analyze the possibilities of using demonstrative experimentation for teaching and learning physics, focusing on Newton's laws and their applications. This same idea was presented at the Congresso Nacional de Educação (CONEDU) in an article entitled "The Use of Physics Experimentation to Improve Learning." To carry out this research, two classes from the first year of high school were selected, randomly selected, however, with the same physics teacher in both classes. The research took place at the EREM Padre Antônio Barbosa Júnior, in the city of Jurema-PE. Initially, a diagnostic questionnaire was designed with students, containing questions about students' interest in the discipline of physics and questions involving Newton's law concepts. Subsequently, a review of the subjects already seen in the classroom was made, followed by the application of the experiments. Finally, a verification questionnaire was made in order to understand the influence of the proposed experiments. The results revealed that the experiments served as a motivating element in the classes in which they were applied, besides facilitating the understanding of the concepts related to Newton 's laws. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1232044201237012 | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Camila Rayanne Alves Gomes.pdf | 761,72 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License