Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44039

Compartilhe esta página

Título: Uma análise de erros cometidos por estudantes do curso de Física – licenciatura – CAA – UFPE na resolução de problemas de cálculo integral e diferencial I.
Autor(es): MACÊDO, Macgayver Manoel do Nascimento
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino - Análise de erros; Cálculo diferencial; Cálculo integral; Aritmética; Álgebra
Data do documento: 16-Set-2019
Citação: MACÊDO, Macgayver Manoel do Nascimento. Uma análise de erros cometidos por estudantes do curso de Física – licenciatura – CAA – UFPE na resolução de problemas de cálculo integral e diferencial I. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A análise de erros em provas de Matemática é algo que vem sendo motivo de pesquisas e estudos em vários níveis de ensino, especialmente, em nível superior. O Cálculo Integral e Diferencial é uma disciplina comum e obrigatória entre os cursos graduação na área de exatas, pois, ele tem inúmeras aplicabilidades nestas áreas, o que nos leva a fazer uma reflexão acerca de sua importância. Diante disso, faz-se necessário um estudo que busca entender o que leva os alunos a cometerem erros em avaliações desta disciplina, pois, através do Cálculo, é possível compreender e explicar diversos fenômenos físicos. Este trabalho objetiva-se, de modo geral, fazer uma análise dos erros cometidos pelos alunos do curso de Física-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste nas avaliações de Cálculo I, no período de 2015.2. Diante da extensa ementa do curso, foi analisada apenas a avaliação do segundo exercício escolar que tratava dos conteúdos de derivada e integral. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo e os dados estatísticos obtidos foram expressos em tabelas e gráficos que serão mostrados ao longo do trabalho. Concluímos que os erros cometidos estão relacionados com a falta de conhecimento em Matemática advinda do ensino básico, e, em grande parte, com os próprios conceitos da disciplina de Cálculo I.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44039
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACÊDO, Macgayver Manoel Do Nascimento .pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons