Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44042
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPELLO, Sérgio de Lemos | - |
dc.contributor.author | MENDES JÚNIOR, Luciano Soares | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:53:00Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:53:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | MENDES JÚNIOR, Luciano Soares. Microcontrolador Arduino aplicado ao ensino de Física: vibrações mecânicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44042 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista as crescentes mudanças atuais no campo da tecnologia é necessário adaptar o ensino para acompanhar tais mudanças. É importante a confecção de materiais didáticos que visem a implantação da tecnologia como ferramenta que auxilie o ensino e aprendizagem, bem como o uso de metodologias que ajudem as aplicações da mesma. Também existe a necessidade do ensino de ciências da natureza entrar em consonância com a realidade que é vivida nos laboratórios (PESSOA, 2004). Desta forma, esse trabalho buscou o estudo do fenômeno de ressonância em corda vibrante. O percurso metodológico foi feito com base nas metodologias de ensino por investigação, que tem como objetivo levar o aluno a construir o conhecimento sobre determinado assunto de maneira similar ao que ocorre nos laboratórios. Para isso, foi montado um passo a passo de construção de um oscilador para fazer experimentos referentes ao assunto de ressonância em cordas vibrantes, tendo o baixo custo e a eficiência em produzir dados experimentais como foco principal. Foi usado o arduino como principal ferramenta na montagem do aparato experimental. Ao final, foram realizados dois experimentos, obtendo a relação entre frequência e numero de harmônicos e a relação entre frequência, tensão e harmônicos, bem como feedback do funcionamento e a precisão que foi alcançada com a construção do oscilador de baixo custo. Foi observado que todos os dados são coerentes com a teoria e que o aparato fornece dados com boa precisão. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem centrada no aluno | pt_BR |
dc.subject | Arduino (Controlador programável) - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Microcontrolador Arduino aplicado ao ensino de Física: vibrações mecânicas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2983877356708755 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1232044201237012 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In view of the current growing changes in the field of technology, it is necessary to adapt teaching to accompany such changes. It is important to make didactic materials that aim at the implementation of technology as a tool that helps teaching and learning, as well as the use of methodologies that help its applications. There is also a need for the teaching of natural sciences to come into line with the reality that is experienced in the laboratories (PESSOA, 2004). Thus, this work sought to develop a teaching proposal for the resonance content in vibrant strings. The methodological path was made based on teaching methodologies for research, which aims to lead the student to build knowledge on a given subject in a similar way to what occurs in laboratories. For this, a step-by-step construction of an oscillator was set up to make experiments related to the subject of resonance in vibrating strings, with the low cost and efficiency in producing experimental data as the main focus. Arduino was used as the main tool in the assembly of the experimental apparatus. At the end, two experiments were performed to obtain feedback on the operation as well as the precision that was achieved with the construction of the low cost oscillator. It was observed that all data are consistent with the theory and that the apparatus provides data with good accuracy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENDES JUNIOR, Luciano Soares.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons