Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44043

Compartilhe esta página

Título: A utilização do sistema planetário como analogia para estudar o átomo de Bohr: uma análise do ensino médio.
Autor(es): NOGUEIRA, Uémisson Araújo
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino (Ensino médio); Átomos - Modelos; Analogia – Uso -Ensino de segundo grau
Data do documento: 6-Dez-2019
Citação: NOGUEIRA, Uémisson Araújo. A utilização do sistema planetário como analogia para estudar o átomo de Bohr: uma análise do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O estudo sobre analogias e concepções espontâneas no Ensino de Ciências é um tema frequentemente debatido por pesquisadores. Atualmente pesquisas sobre analogias são desenvolvidas e analisadas para melhorar o Ensino de Física no Ensino Médio, assim como na Universidade. Essas investigações são, na maioria das vezes, construídas através de observações de aulas e livros didáticos. O presente trabalho trata de uma análise da analogia do Sistema Planetário utilizado para explicar o Modelo Atômico de Bohr. Em primeiro lugar, realizamos uma investigação se essa analogia é usada como ferramenta didática em livros de Física do Ensino Médio. Em seguida, foi feita uma entrevista semiestruturada com docentes que atuam no Ensino Médio da Rede Estadual sobre o sistema planetário como modelagem semelhante para estudar o átomo de Niels Bohr. Após as análises dos dados, foi feito um estudo reflexivo sobre a aplicação de analogias em aulas baseado no modelo Teaching With Analogies (TWA), elaborado por Shawn Glynn, e foi construída uma proposta para utilização do sistema planetário como analogia, que pode ser explorada por professores do Ensino Médio ou por autores de livros didáticos que desejem estudar o Átomo de Bohr. As observações feitas nos auxiliaram a compreender o quanto as analogias e metáforas foram importantes para o desenvolvimento da sociedade, bem como, para o crescimento dinâmico da Ciência. Portanto, a pesquisa nos reforçou a importância das analogias, especialmente para tratar de assuntos complexos, mas também nos proporcionou percepções sobre os conceitos e cuidados que devemos ter ao explorar metodologicamente uma analogia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44043
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOGUEIRA, Uémisson Araujo .pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons