Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44046

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorPEREIRA NETO, Manoel-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:55:37Z-
dc.date.available2022-04-19T11:55:37Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, Manoel. A utilização de simuladores no ensino de Física como ferramenta investigativa: uma aplicação ao efeito fotoelétrico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44046-
dc.description.abstractA atividade de lecionar vem sendo um desafio para os profissionais da educação devido ao fato de grande parte dos alunos não se apresentarem dispostos aos estudos que, em sua maioria, são cercados de métodos tradicionalistas de ensino que inibem a aproximação e interação entre professor e aluno. Diante deste cenário a busca por soluções se encontra na apresentação de metodologias variadas que deixam de lado o ensino tradicional e buscam a participação ativa do discente. Este trabalho propõe uma metodologia alternativa, baseada na utilização de programas de simulação computacional voltados ao ensino de física, na qual estes simuladores tomam papel de ferramenta investigativa, auxiliando no estudo e observação de fenômenos físicos. A investigação dos impactos causados por esta metodologia se deu a partir da apresentação de uma aula baseada no estudo do efeito fotoelétrico em turmas do terceiro ano do ensino médio da escola estadual do município de Cumaru, onde dados foram obtidos por meio dos fatos observados durante a aula além de respostas obtidas a partir da aplicação de um questionário voltado aos alunos. A análise desses dados teve como base a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, na qual foi possível identificar evidencias que apontam para um aprendizado significativo a partir da assimilação dos conceitos estudados na aula com os problemas propostos no questionário.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFotoeletricidadept_BR
dc.titleA utilização de simuladores no ensino de Física como ferramenta investigativa: uma aplicação ao efeito fotoelétrico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5127068252792020pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching activity has been a challenge for education professionals due to the fact that most students are not willing to study, which, in their majority, are surrounded by traditional teaching methods that inhibit the approximation and interaction between teacher and student. Given this scenario, the search for solutions is found in the presentation of varied methodologies that leave aside traditional teaching and seek the active participation of the student. This work proposes an alternative methodology, based on the use of computer simulation programs aimed at teaching physics, in which these simulators take the role of an investigative tool, assisting in the study and observation of physical phenomena. The investigation of the impacts caused by this methodology took place from the presentation of a class based on the study of the photoelectric effect in classes of the third year of high school of the state school of the city of Cumaru, where data were obtained through the facts observed during the class and answers obtained from the application of a questionnaire aimed at students. The analysis of these data was based on Ausubel's theory of significant learning, in which it was possible to identify evidence that points to significant learning from the assimilation of the concepts studied in class with the problems proposed in the questionnaire.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA NETO, Manoel.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons