Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44046
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | PEREIRA NETO, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:55:37Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:55:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA NETO, Manoel. A utilização de simuladores no ensino de Física como ferramenta investigativa: uma aplicação ao efeito fotoelétrico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44046 | - |
dc.description.abstract | A atividade de lecionar vem sendo um desafio para os profissionais da educação devido ao fato de grande parte dos alunos não se apresentarem dispostos aos estudos que, em sua maioria, são cercados de métodos tradicionalistas de ensino que inibem a aproximação e interação entre professor e aluno. Diante deste cenário a busca por soluções se encontra na apresentação de metodologias variadas que deixam de lado o ensino tradicional e buscam a participação ativa do discente. Este trabalho propõe uma metodologia alternativa, baseada na utilização de programas de simulação computacional voltados ao ensino de física, na qual estes simuladores tomam papel de ferramenta investigativa, auxiliando no estudo e observação de fenômenos físicos. A investigação dos impactos causados por esta metodologia se deu a partir da apresentação de uma aula baseada no estudo do efeito fotoelétrico em turmas do terceiro ano do ensino médio da escola estadual do município de Cumaru, onde dados foram obtidos por meio dos fatos observados durante a aula além de respostas obtidas a partir da aplicação de um questionário voltado aos alunos. A análise desses dados teve como base a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, na qual foi possível identificar evidencias que apontam para um aprendizado significativo a partir da assimilação dos conceitos estudados na aula com os problemas propostos no questionário. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Simulação computacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Fotoeletricidade | pt_BR |
dc.title | A utilização de simuladores no ensino de Física como ferramenta investigativa: uma aplicação ao efeito fotoelétrico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5127068252792020 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching activity has been a challenge for education professionals due to the fact that most students are not willing to study, which, in their majority, are surrounded by traditional teaching methods that inhibit the approximation and interaction between teacher and student. Given this scenario, the search for solutions is found in the presentation of varied methodologies that leave aside traditional teaching and seek the active participation of the student. This work proposes an alternative methodology, based on the use of computer simulation programs aimed at teaching physics, in which these simulators take the role of an investigative tool, assisting in the study and observation of physical phenomena. The investigation of the impacts caused by this methodology took place from the presentation of a class based on the study of the photoelectric effect in classes of the third year of high school of the state school of the city of Cumaru, where data were obtained through the facts observed during the class and answers obtained from the application of a questionnaire aimed at students. The analysis of these data was based on Ausubel's theory of significant learning, in which it was possible to identify evidence that points to significant learning from the assimilation of the concepts studied in class with the problems proposed in the questionnaire. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA NETO, Manoel.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons