Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44048
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lucielma Flávia da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:56:08Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:56:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucielma Flávia da. Uma sequência didática com o tema de gravitação: para além da concepção Newtoniana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44048 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, estabeleceu-se o objetivo de elaborar e aplicar uma Sequência Didática com o tema Gravitação, ligada à Física e à Astronomia. A construção da Sequência Didática utilizou-se da história da Ciência para se adquirir organizadores prévios, apresentando problemas sobre o tema, ligados ao desenvolvimento dos estudos de gravitação em cada época. Abordaremos aspectos históricos da Lei da Gravitação de Newton e da teoria da Relatividade Geral de Einstein. Com isso, pretendíamos despertar o interesse pela Astronomia e pela Ciência nos estudantes, propondo a eles situações problemas de ensino aprendizagem relacionadas aos problemas históricos. A sequência didática foi caracterizada por meio de duas aulas, e sua validação foi realizada por meio da análise dos efeitos dela em relação aos seus objetivos. A pesquisa aconteceu com os alunos do 3° ano do Ensino Médio da ETE - Célia de Souza Leão Arraes de Alencar, na cidade de Bonito-PE. A abordagem do tema gravitação desenvolvida pela sequência didática favoreceu o aprendizado dos alunos e mostrou que após a aplicação alguns alunos, mesmo sendo minoria, persistiram com algumas concepções alternativas sobre gravidade e gravitação. | pt_BR |
dc.format.extent | 79p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Gravitação | pt_BR |
dc.subject | Ciência - História | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática com o tema de gravitação: para além da concepção Newtoniana. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5689214159642387 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work, the objective was established to develop and apply a didactic sequence with the theme Gravitation, linked to Physics and Astronomy. The construction of the didactic sequence used the History of Science to acquire previous organizers, presenting problems on the theme, linked to the development of gravitation studies in each era. We investigated historical aspects of Newton's Law of Gravitation and Einstein's theory of general relativity. With this, we intended to awaken the interest in Astronomy and Science in students, proposing to them situations of teaching and learning related to historical problems. The didactic sequence was characterized by means of two classes, and its validation was carried out through the analysis of its effects in relation to its objectives. The research took place with the students of the 3rd year of High School of ETE - Célia de Souza Leão Arraes de Alencar, in the city of Bonito-PE, Brazil. The approach to the gravitation theme developed by the didactic sequence favored the students' learning and showed that after the application some students, even though they were a minority, persisted with some alternative conceptions of gravity and gravitation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Lucielma Flávia da.pdf | 3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons