Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44048

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSILVA, Lucielma Flávia da-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:56:08Z-
dc.date.available2022-04-19T11:56:08Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Lucielma Flávia da. Uma sequência didática com o tema de gravitação: para além da concepção Newtoniana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44048-
dc.description.abstractNeste trabalho, estabeleceu-se o objetivo de elaborar e aplicar uma Sequência Didática com o tema Gravitação, ligada à Física e à Astronomia. A construção da Sequência Didática utilizou-se da história da Ciência para se adquirir organizadores prévios, apresentando problemas sobre o tema, ligados ao desenvolvimento dos estudos de gravitação em cada época. Abordaremos aspectos históricos da Lei da Gravitação de Newton e da teoria da Relatividade Geral de Einstein. Com isso, pretendíamos despertar o interesse pela Astronomia e pela Ciência nos estudantes, propondo a eles situações problemas de ensino aprendizagem relacionadas aos problemas históricos. A sequência didática foi caracterizada por meio de duas aulas, e sua validação foi realizada por meio da análise dos efeitos dela em relação aos seus objetivos. A pesquisa aconteceu com os alunos do 3° ano do Ensino Médio da ETE - Célia de Souza Leão Arraes de Alencar, na cidade de Bonito-PE. A abordagem do tema gravitação desenvolvida pela sequência didática favoreceu o aprendizado dos alunos e mostrou que após a aplicação alguns alunos, mesmo sendo minoria, persistiram com algumas concepções alternativas sobre gravidade e gravitação.pt_BR
dc.format.extent79p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGravitaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.titleUma sequência didática com o tema de gravitação: para além da concepção Newtoniana.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5689214159642387pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxIn this work, the objective was established to develop and apply a didactic sequence with the theme Gravitation, linked to Physics and Astronomy. The construction of the didactic sequence used the History of Science to acquire previous organizers, presenting problems on the theme, linked to the development of gravitation studies in each era. We investigated historical aspects of Newton's Law of Gravitation and Einstein's theory of general relativity. With this, we intended to awaken the interest in Astronomy and Science in students, proposing to them situations of teaching and learning related to historical problems. The didactic sequence was characterized by means of two classes, and its validation was carried out through the analysis of its effects in relation to its objectives. The research took place with the students of the 3rd year of High School of ETE - Célia de Souza Leão Arraes de Alencar, in the city of Bonito-PE, Brazil. The approach to the gravitation theme developed by the didactic sequence favored the students' learning and showed that after the application some students, even though they were a minority, persisted with some alternative conceptions of gravity and gravitation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Lucielma Flávia da.pdf3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons