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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44140

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDABAT, Christine Paulette Yves Rufino-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Kerolayne Correia de-
dc.date.accessioned2022-04-25T13:19:56Z-
dc.date.available2022-04-25T13:19:56Z-
dc.date.issued2022-02-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kerolayne Correia de. Entre expressivas ausências e tímidas presenças: a representação dos trabalhadores e trabalhadoras através de fotografias na Zona Canavieira de Pernambuco (1930 a 1950). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44140-
dc.description.abstractOs anos de 1930 e 1940 romperam o silenciamento visual ao qual estavam submetidos os trabalhadores da Zona Canavieira de Pernambuco. Isto é, o período mencionado marca os primeiros fôlegos no sentido de representá-los através de fotografias. Todavia, em sua constituição, essas imagens refletiam outras mais antigas, cujos impulsos foram movidos por projetos racistas, coloniais e imperialistas. Elas portavam, dessa maneira, uma imensa carga discursiva que havia sido, durante muitos anos, manipulada enquanto ferramenta nas mãos das classes dominantes. Na Zona Canavieira, essa estética foi adotada com o objetivo de atender a projetos econômicos, políticos e sociais, sobretudo no sentido de perpetuar relações de dominação. A metodologia serial se mostrou uma ferramenta importante para extrair, do conjunto das imagens, preciosas revelações a partir da percepção da repetição de padrões temáticos e estéticos. A historiografia sobre o trabalho e as profundas permanências históricas na região, foram determinantes para pensar as relações de poder que regiam essas tomadas fotográficas. Foram analisadas, sob essa ótica, fotografias oriundas dos periódicos: jornal Diario de Pernambuco e revista Brasil Açucareiro, além dos acervos dos artistas Benício Dias e Lula Cardoso Ayres, pensando nas interseções e especificidades de cada suporte. Percebeu- se que, em grande medida, essas imagens buscavam tanto salvaguardar signos em decadência de uma classe que mergulhava em um contexto de transformações, quanto construir uma identidade nacional para o país, na mesma medida em que almejavam a modernização. Esses são os três principais eixos que inspiraram a tomada de fotografias dos trabalhadores. Suas presenças, não à toa, inserem-se em complexas relações que marcaram os anos de 1930 e 1940 e, em grande medida, seguem perpetuando outras tantas dimensões do silêncio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPernambuco - Históriapt_BR
dc.subjectTrabalhadores ruraispt_BR
dc.subjectZona da Mata (PE : Mesorregião)pt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.titleEntre expressivas ausências e tímidas presenças : a representação dos trabalhadores e trabalhadoras através de fotografias na Zona Canavieira de Pernambuco (1930 a 1950)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7492359575591687pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1799364778411869pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe 1930s and 1940s broke the visual silencing to which the workers in the Zona Canavieira of Pernambuco were subjected. That is, the period mentioned marks the first breaths in the sense of representing them through photographs. However, in its constitution, these images reflected older ones, whose impulses were driven by racist, colonial and imperialist projects. They therefore carried an immense discursive charge that had been, for many years, manipulated as a tool in the hands of the ruling classes. In the “Zona Canavieira”, this aesthetic was adopted in order to meet economic, political and social projects, above all in the sense of perpetuating relations of domination. The serial methodology proved to be an important tool to extract, from the set of images, precious revelations based on the perception of repetition of thematic and aesthetic patterns. The historiography about the work and the deep historical permanence in the region, were decisive in thinking about the power relations that governed these photographic shots. From this perspective, photographs from the following periodicals were analyzed: the Diario de Pernambuco newspaper and the Brasil Açucareiro magazine, in addition to the collections of the artists Benício Dias and Lula Cardoso Ayres, thinking about the intersections and specificities of each medium. It was noticed that, to a large extent, these images sought both to safeguard the decaying signs of a class that was plunging into a context of transformation, as well as to build a national identity for the country, in the same measure as they aimed at modernization. These are the three main axes that inspired the taking of photographs of workers. Their presence, not by chance, is part of complex relationships that marked the 1930s and 1940s, and, to a large extent, continue to perpetuate many other dimensions of silence.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

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