Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44152

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUILLEN, Isabel Cristina Martins-
dc.contributor.authorFREIRE, Carlos Renato Araújo-
dc.date.accessioned2022-04-25T17:02:42Z-
dc.date.available2022-04-25T17:02:42Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.citationFREIRE, Carlos Renato Araújo. Do Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileira. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44152-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a trajetória de um agente patrimonializador específico: Miguel Ângelo de Azevedo (1934-), mais conhecido como Nirez. A partir dos anos 1950, Nirez intensificou o seu colecionismo de discos de cera, fotografias e outros objetos, ao transformar a sua própria residência em um museu, renomeado em três momentos: Museu Fonográfico do Ceará (1969), Museu Cearense da Comunicação (1975) e Arquivo Nirez (1983). Durante sua, vida aliou o trabalho profissional como desenhista e uma atuação no rádio, mas a partir de 1975 o seu engajamento cultural ganhou outros contornos ao editar semanalmente uma página no jornal O povo e ao se vincular à Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira (APMPB). O texto a seguir se divide em três capítulos. No primeiro, analisamos o processo de musealização da sua casa e a formação de uma rede de sociabilidade local e nacional. No segundo capítulo, discutiremos o seu gesto editorial no jornal O povo como elemento ativo na reconfiguração da imagem da cidade de Fortaleza como cidade cultural, em meio à implementação das políticas culturais da Ditadura Civil- Militar. Por fim, analisaremos sua participação na APMPB, que possibilitou tanto a edição do livro Discografia brasileira em 78 rpm de 1902-1964 em co-autoria com Alcino de Oliveira Santos, Grácio Barbalho e Jairo Severiano, como a sua adesão a uma definição específica de música popular brasileira. A pesquisa permitiu trabalhar com jornais, revistas, fotografias, correspondências, guias de turismo, atas de conselhos, programas de valorização do patrimônio, planos e relatórios institucionais. Teoricamente nos aproximamos de um ponto de vista pragmático ao operar com o conceito de cadeia patrimonial para se pensar esse percurso. Através dessa análise, pudemos verificar que mesmo no espaço de uma casa-museu ocorreu a prescrição de projetos de memórias locais e nacionais passíveis de disputarem uma política sobre os sentidos e os valores do passado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCeará – Históriapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectMuseus casaspt_BR
dc.subjectNirez, 1934-pt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.titleDo Museu Fonográfico do Ceará ao Arquivo Nirez (1969-1983) : o engajamento cultural de Nirez em prol do passado de Fortaleza e da música popular brasileirapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0671801919082109pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8822901286294537pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe following research aims to analyze the path of a specific patrimonal actor: Miguel Ângelo de Azevedo (1934-), also known as Nirez. In the 1950s, Nirez intensified his collection of vinyls, photographs, and other objects, when he transformed his own house into a museum. It has since been rebranded three times: first as the Phonographic Museum of Ceará (1969), then the Ceará’s Communication Museum (1975), and lastly, the Nirez archives (1983). Throughout his entire life, Nirez acted as a professional designer, in addition to working on the radio. However, his cultural impact gained new proportions when he became a weekly editor of a segment in the news outlet O povo and joined the Brazilian Popular Music Researcher’s Association (APMPB). The following text is divided in three chapters: first, we are going to analyze the process of musealization of his house and the creation of a regional and national sociability network. Then, we will discuss his editorial gesture in the news outlet O povo as an active element on the rebranding of Fortaleza as a cultural city, amid the implementation of the Civil-Military Dictatorship’s cultural policies. Finally, we will analyze his participation on APMPB, which granted the issue of the book Discografia brasileira em 78 rpm de 1902-1964, co-signed by Alcino de Oliveira Santos, Grácio Barbalho, and Jairo Severiano, as well as his adoption to a specific definition of Brazilian Popular Music. The research allowed us to work with newspapers, magazines, photographs, mail, tour guides, council minutes, patrimony valuing programs, plans and institutional reports. In theory, this connects us to a pragmatic point of view as operating the patrimonial chain concept to reflect upon this path. Through this analysis, it was possible to verify that, even in a house-museum space, the prescription of local and national memory projects occurred impelled to dispute a policy about past meanings and values.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Carlos Renato Araújo Freire.pdf2,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons