Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44240

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREZENDE, Antônio Paulo de Morais-
dc.contributor.authorALMEIDA, Moisés Diniz de-
dc.date.accessioned2022-04-28T18:51:29Z-
dc.date.available2022-04-28T18:51:29Z-
dc.date.issued2022-02-08-
dc.identifier.citationALMEIDA, Moisés Diniz de. Para que não haja novos Canudos : a imprensa de Pernambuco e suas narrativas sobre o Contestado, Caldeirão e Pau de Colher. 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44240-
dc.description.abstractA Guerra de Canudos foi um marco decisivo nas narrativas de episódios congênere, até a redescoberta do grande conflito pelos movimentos populares na década de 1980. Por um período de quase cem anos, observamos as mesmas perspectivas, pautadas sob o olhar do litoral para o interior. As narrativas centrais sobre a Guerra foram elaboradas na época, principalmente, pela imprensa. Para perceber como foram construídas essas formações discursivas, elaboramos esta tese, focando principalmente nas lembranças ou comemorações pós-conflito sertanejo, nos eventos do Contestado, do Caldeirão e de Pau de Colher, tendo como escopo as informações divulgadas pela imprensa de Pernambuco, entre os anos de 1897 a 1940. Os textos compostos de expressões, frases e palavras, são importantes nas análises dos signos e símbolos criados em torno dos movimentos em questão. A pesquisa é de caráter qualitativa, utilizando-se da análise de discurso para compreensão dos fatos, na medida que há uma integração entre o escrito manifesto, o que estava visível e invisível no texto. Entretanto, nem todos leem a história contada pelo historiador, podendo ficar perpassados os fatos construídos pela imprensa, que produz seus sentidos sobre misticismos, fanatismo, religiosidade popular, jaguncismo, violência e a imagem caricatural do sertanejo. Ressalta-se que foi construída uma formação de opinião, enraizando-se na cultura, produzindo sentidos que, nem sempre, são apagados facilmente. Neste sentido, a tese mostra que depois de quarenta anos do conflito nos sertões, o medo de Canudos continuava nas perspectivas das classes dominantes e a guerra sertaneja será uma experiência a ser combatida, por meio da imprensa de Pernambuco, que reverbera sua posição de poder, nos discursos sobre os conflitos do Contestado, do Caldeirão e de Pau de Colher.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrasil - Históriapt_BR
dc.subjectBrasil – História – Guerra de Canudos, 1897pt_BR
dc.subjectBrasil – História – Campanha do Contestado, 1912-1916pt_BR
dc.subjectImprensa - Pernambucopt_BR
dc.titlePara que não haja novos Canudos : a imprensa de Pernambuco e suas narrativas sobre o Contestado, Caldeirão e Pau de Colherpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8511688777597380pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9715360993005450pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe “Canudos’ War” was a decisive mark in the narratives of similar events, until the rediscovery of the great conflict by the popular movements in the ‘80s. In a period of almost a hundred years, we observed the same perspectives, listed under the eye of the coast to the countryside. The major narratives about the War were elaborated during that period, especially, by the press. To understand how these discursive formations were built, we developed this thesis, focusing principally in the memories or commemorations of the “sertanejo” post- conflict, in the events of “Contestado,” “Caldeirão,” and “Pau de Colher,” having as a scope the informations disclosed by the press of Pernambuco, between 1897 to 1940. The texts composed of expressions, phrases and words, are important in the analysis of the signs and symbols created around these movements in question. The research is of a qualitative character, utilizing speech analysis for the comprehension of the facts, in the means that there is an integration between the written manifesto, what was visible and invisible in the text. However, not everybody read the history told by the historian, being able to become unnoticed the facts constructed by the press, which produces the senses of mysticism, fanaticism, popular religiosity, “jaguncismo,” violence, and the caricature image of the sertanejo. The construction of a formation of opinion stands out, rooting itself in the culture, producing senses that, not always, are easily erased. In this sense, the thesis shows that after 40 years from the conflict in the “sertões,” the fear of Canudos continued in the perspectives of the dominant classes and the sertanejo war will be an experience to be fought, through the press of Pernambuco, which reverbs their position of power, in the discussions about the conflicts of Contestado, Caldeirão, and Pau de Colher.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Moisés Diniz de Almeida.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons