Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44274
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRAGA, Simone do Nascimento | - |
dc.contributor.author | MELO, Sílvio Anderson do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T18:37:59Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T18:37:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Sílvio Anderson do Nascimento. Anatomolde: um aplicativo (app) para o ensino de anatomia e fisiologia no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44274 | - |
dc.description.abstract | O estudo da Anatomia e Fisiologia em Escolas do Ensino Médio é uma temática importante na vida dos estudantes devido à relação com a estrutura e o funcionamento do corpo humano, e a utilização de tecnologias para o ensino desta temática poderá ser uma grande aliada para a melhoria da relação ensino e aprendizagem na disciplina de Biologia. O objetivo deste estudo foi promover a utilização de modelos anatômicos alternativos, de forma digital e interativa, como ferramentas para aprimorar o ensino e a aprendizagem em Anatomia e Fisiologia Humana no Ensino Médio. A pesquisa baseou-se na análise da literatura a respeito da modelização no ensino de biologia e na construção de um aplicativo como produto educacional para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, o app Anatomolde, o qual foi avaliado por professores do biologia do ensino médio de escolas públicas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Independente das técnicas para confecção de modelos anatômicos, a modelização de peças anatômicas é um relevante recurso didático no ensino de biologia, desde que aliados a outras atividades didáticas. O produto educacional proposto foi satisfatório e apresentou uma boa usabilidade dentre os participantes da pesquisa. Assim, o app Anatomolde nasce como uma proposta de apoio para o professor e estudantes no ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, especialmente neste novo contexto escolar, pós-pandemia da COVID-19. Acredita-se que o app Anatomolde contribuirá para o ensino de Anatomia e Fisiologia de gerações futuras, tendo em vista a sua capacidade de auxiliar professores na dinamização das aulas e na construção de jovens críticos e participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Anatomia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | Anatomolde : um aplicativo (app) para o ensino de anatomia e fisiologia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1000539204752608 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1517509550088343 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study of Anatomy and Physiology in High Schools is an important theme in the lives of students due to the relationship with the structure and functioning of the human body, and the use of technologies to teach this theme will can be a great ally for improvement of the teaching and learning relationship in the discipline of Biology. The aim of this study was to promote the use of alternative anatomical models, in a digital and interactive way, as tools to improve teaching and learning in Human Anatomy and Physiology in High School. The research was based on the analysis of the literature regarding modeling in the teaching of biology and in the construction of an app as an educational product for the teaching of Human Anatomy and Physiology, the Anatomolde app, which was evaluated by high school biology teachers of public schools. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Centro Acadêmico de Vitória, of Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Regardless of the techniques for making anatomical models, the modeling of anatomical pieces is a relevant didactic resource in the teaching of biology, as long as allied to other didactic activities. The educational product proposed was satisfactory and showed a good usability among the research participants. Thereby, the Anatomolde app was born as a support proposal for teachers and students in the teaching of Human Anatomy and Physiology, especially in this new school context, post-pandemic of COVID-19. It is believed that the Anatomolde app will contribute to the teaching of Anatomy and Physiology for future generations, in view of its ability to assist teachers in streamlining classes and building young critics and active participants in the teaching-learning process. | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Sílvio Anderson do Nascimento Melo.pdf | 5,93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License