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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44375
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | COUTINHO, Roberto Quental | - |
dc.contributor.author | ARAGÃO JÚNIOR, Wilson Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T16:42:03Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T16:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO JÚNIOR, Wilson Ramos. Análise do comportamento de taludes de aterro estabilizados com estrutura de contenção em vigas atirantadas e drenagem sub-horizontal profunda - Pernambuco, Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44375 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisou estudar o comportamento de uma obra de estabilização de talude de aterro com estrutura de contenção em vigas atirantadas e drenagem sub-horizontal profunda. Os taludes foram construídos com solos sedimentares da Formação Barreiras com altura máxima de 27,50 m e inclinação de 1V:1,5H, localizado na Região Metropolitana do Recife. As propriedades geotécnicas dos materiais do aterro foram determinadas a partir de uma ampla investigação de campo e laboratório. A análise de estabilidade do aterro com os parâmetros obtidos da campanha experimental apresentou Fator de Segurança próximo a 1. Em paralelo, a instrumentação dos aterros, por meio de inclinômetros, apontou para uma movimentação constante ao longo do tempo. Assim, constatou-se a necessidade de estabilização estrutural dos aterros. A solução adotada foi através de estrutura de contenção em vigas atirantadas e drenos sub-horizontal profundos. A quantidade de linhas de tirantes por talude variou entre duas e quatro, tendo espaçamento horizontal de 2,40 m entre tirantes e executados com inclinação de 45o a face do talude. A carga do tirante foi transmitida ao maciço através de vigas de concreto armado (1,70 x 0,40 x 14,40 m). A drenagem sub-horizontal profunda (DHP) foi excetuada em duas linhas com espaçamento horizontal de 4,80 m e inclinação de 5° ou 3°. No total foram executados 451 tirantes. Destaca-se que durante a obra foram realizadas modificações no projeto, sendo retiradas algumas linhas de tirantes e executando uma solução em estaca prancha no trecho de um dos aterros. O programa de monitoramento implantado no decorrer da execução da obra contou com instrumentos para acompanhamento dos deslocamentos verticais em superfície (27 marcos superficiais), deslocamentos horizontais em profundidade (15 inclinômetros), nível d’água do maciço (6 medidores de nível d’água), poropressão no ponto instalado (5 piezômetros) e carga nos tirantes (7 células de carga). De maneira geral, verificou-se que, após a implantação da estrutura de contenção, houve uma tendência à estabilização do movimento, notada pela redução da velocidade dos deslocamentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Aterro | pt_BR |
dc.subject | Estabilização | pt_BR |
dc.subject | Instrumentação | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento | pt_BR |
dc.title | Análise do comportamento de taludes de aterro estabilizados com estrutura de contenção em vigas atirantadas e drenagem sub-horizontal profunda - Pernambuco, Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1341760605094453 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3333925962323676 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The general objective of this paper was to study the behavior of an embankment slope stabilization with a retaining structure in cable-stayed beams and deep sub- horizontal drainage. The slopes were built with sedimentary soils from the Barreiras formation with a maximum height of 27.50 m and an inclination of 1V:1.5H, located in the Metropolitan Region of Recife, Pernambuco-Brazil. The geotechnical properties of the embankment materials were determined from extensive field and laboratory investigations. The stability analysis of the embankment with the parameters obtained from the experimental campaign showed a Safety Factor close to 1. Besides, the instrumentation of the Embankments, using inclinometers, pointed to a constant movement over time. Therefore, the need for structural stabilization of the Embankments was verified. The solution adopted was through a retaining structure in cable-stayed beams and deep sub-horizontal drains. The number of rows of tie rods per slope varied between two and four, with a horizontal spacing of 2.40 m between tie rods and executed with an inclination of 45o to the face of the slope. The load of the tie was transmitted to the massif through reinforced concrete beams (1.70 x 0.40 x 14.40 m). The sub-horizontal drainage (DHP) was excepted in two lines with a horizontal spacing of 4.80 meters and an inclination of 5o or 3o. In total, 451 tie rods were executed. It is noteworthy that during the building, modifications were made to the project, with some lines of tie rods being removed and a sheet pile solution being carried out in the stretch of one of the embankments. The monitoring program implemented during the execution of the building had instruments for monitoring the vertical displacements on the surface (27 superficial landmarks), horizontal displacements in depth (15 inclinometers), water level of the massif (6 water level meters), pore pressure at the installed point (5 piezometers) and load on the tie rods (7 load cells). In general, it was found that, after the implementation of the containment structure, there was a tendency to stabilize the movement, noted by the reduction in the speed of displacements. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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