Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44396
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, George Félix Cabral de | - |
dc.contributor.author | SILVA NETA, Maria do Carmo Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T18:27:46Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T18:27:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA NETA, Maria do Carmo Oliveira da. Pernambuco na Carreira da Índia e as rotas de comércio com a Ásia Portuguesa (séc. XVII-XIX). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44396 | - |
dc.description.abstract | A expansão marítima portuguesa e o desejo de conquistar o Oriente levaram Portugal a montar um império ultramarino que esteve presente na América, África e Ásia, de tal forma que a variedade de produtos e os lucros vultosos no início do século XVI inspiraram muitos a tentar a sorte na longínqua Índia, ou na fascinante China. Outros vão mais além e chegam às terras japonesas no extremo leste da Ásia ou se aventuram no comércio de marfim na costa de Moçambique. Com o estabelecimento da Carreira da Índia, rota comercial traçada diretamente entre Lisboa e Goa, se tem um trajeto que vai do Atlântico ao Índico, com paradas de apoio para reabastecimento de provisões e reparos nas embarcações. Na costa brasileira, essas paradas tornam-se foco do contrabando de fazendas asiáticas (cuja comercialização era vedada àqueles fora do espaço metropolitano de Portugal), levando a Coroa a tentar manter um estrito controle sobre essas arribadas até o final do século XVIII. Dentro desse contexto, se tem a presença da capitania de Pernambuco como um porto geograficamente bem localizado para os navios que fizessem a rota da Carreira da Índia, bem como um mercado propenso ao consumo de produtos asiáticos como artigos individuais de luxo ou mercadorias intermediárias a serem lançadas principalmente no comércio de escravizados na costa da África. Sendo assim, se faz necessário compreender as relações entre Pernambuco e a Ásia Portuguesa levando em consideração sua função enquanto ponto de apoio da Carreira da Índia nos primeiros séculos da presença lusitana no Brasil, bem como os primeiros movimentos intracoloniais após o fim das limitações do comércio direto Brasil-Ásia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pernambuco - História | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco – Comércio – História | pt_BR |
dc.subject | Portugal – Colônias | pt_BR |
dc.subject | Ásia – História | pt_BR |
dc.title | Pernambuco na Carreira da Índia e as rotas de comércio com a Ásia Portuguesa (séc. XVII-XIX) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALENCAR, Angélica Louise de Souza | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0810638492909823 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5699072584852088 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Portuguese maritime expansion and the desire to conquer the Orient led Portugal to set up an overseas empire that was present in America, Africa and Asia, in such a way that the variety of products and large profits at the beginning of the 16th century inspired many to try to luck in faraway India, or fascinating China. Others go further and reach Japanese lands in far east Asia or venture into the ivory trade off the coast of Mozambique. With the establishment of the Carreira da Índia, a commercial route drawn directly between Lisbon and Goa, there is a route that goes from the Atlantic to the Indian Ocean, with support stops for recharging supplies and repairs to vessels. On the Brazilian coast, these stops became the focus of the smuggling of Asian farms (whose sale was prohibited to those outside the metropolitan area of Portugal), leading the Crown to try to maintain strict control over these arribadas until the end of the 18th century. Within this context, there is the presence of the Capitania de Pernambuco as a geographically well-located port for ships on the India Career route, as well as a market prone to the consumption of Asian products such as individual luxury items or intermediate goods to be launched mainly in the slave trade off the coast of Africa. Therefore, it is necessary to understand the relationship between Pernambuco and Portuguese Asia, taking into account its role as a support point for the Indian Career in the first centuries of the Portuguese presence in Brazil, as well as the first intracolonial movements after the end of trade limitations direct Brazil-Asia. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1062271852479741 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria do Carmo Oliveira da Silva Neta.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons