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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44452
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Ricardo Pinto de | - |
dc.contributor.author | BRASILINO, Karla Viviane Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T19:09:20Z | - |
dc.date.available | 2022-05-13T19:09:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.citation | BRASILINO, Karla Viviane Moreira. O Recife como espaço educativo e a educação patrimonial: uma proposta de ensino sobre a revolução pernambucana de 1817. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44452 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto da reflexão sobre a necessidade de desenvolver meios dinâmicos no ensino de assuntos relacionados à História de Pernambuco, em virtude da carência de abordagem nos livros didáticos e da demanda dos estudantes por estudarem conteúdos mais próximos a ele. Seguindo esta perspectiva, a presente pesquisa objetivou investigar as possibilidades de ensino da Revolução Pernambucana de 1817 a partir dos patrimônios culturais. Como proposta, foi desenvolvida uma sequência didática que culmina em um roteiro histórico pelos patrimônios culturais materiais do Recife que serviram de palco para este importante acontecimento histórico do século XIX, através da metodologia da educação patrimonial. A sequência didática foi, então, transformada em um produto pedagógico intitulado “Revolução Pernambucana de 1817: cartilha didática de educação patrimonial”. Sendo pensado em cenário anterior à pandemia, a pesquisa precisou passar por ajustes nas diversas etapas de aplicação da sequência e na avaliação junto aos alunos, uma vez que com a pandemia do coronavírus, iniciada em 2020, as aulas presenciais das escolas foram suspensas e os espaços culturais foram fechados por tempo indeterminado. Como consequência, as atividades elaboradas na sequência para serem feitas de forma presencial foram adaptadas para a realidade do cenário remoto, com todos os desafios enfrentados no contexto de uma escola pública brasileira. Apesar das intercorrências, a cartilha adaptada cumpriu a função de ser um material didático que guia professores no ensino de uma temática específico e possibilitou aos alunos a experiência de uma nova ferramenta de aprendizagem, de modo que foram atendidos de forma satisfatória, durante a aplicação da cartilha, os seguintes critérios de análise: aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Historia mundial – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cultura histórica | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Constituição Histórica da Educação | pt_BR |
dc.subject | Memórias Coletivas – Individuais | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.title | O Recife como espaço educativo e a educação patrimonial : uma proposta de ensino sobre a revolução pernambucana de 1817 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1283478550099009 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1283820124078505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This academic work is the result of reflection on the need to develop dynamic ways of teaching subjects related to the History of Pernambuco, because of the lack of approach in textbooks and the students' demand to study contents closer to them. Following this perspective, the present research aimed to investigate the possibilities of teaching about the Pernambuco Revolution of 1817 based on cultural heritage. As a proposal, a didactic sequence was developed that culminates in a historical itinerary through the material cultural heritages of Recife that served as a stage for this important historical event of the 19th century, through the methodology of patrimonial education. The didactic sequence was then transformed into a pedagogical product entitled "Pernambuco Revolution of 1817: a didactic primer on heritage education". Since it was conceived in a scenario prior to the pandemic, the research had to undergo adjustments in the various stages of application of the sequence and in the evaluation with the students, since with the pandemic of the coronavirus, which began in 2020, the in-school classes were suspended and the cultural spaces were closed indefinitely. As a consequence, the activities prepared in the sequence to be done face-to-face were adapted to the reality of the remote scenario, with all the challenges faced in the context of a Brazilian public school. Despite these problems, the adapted booklet fulfilled its function of being a didactic material that guides teachers in the teaching of a specific theme and allowed students to experience a new learning tool, so that the following analysis criteria were satisfactorily met during the application of the booklet: adherence, impact, applicability, innovation and complexity. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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