Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44485

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorPONTES, Ellen Milena Batista-
dc.date.accessioned2022-05-17T17:53:52Z-
dc.date.available2022-05-17T17:53:52Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.date.submitted2022-05-16-
dc.identifier.citationPONTES, Ellen Milena Batista. O desejo de aprender matemática: uma perspectiva da filosofia da diferença e o uso de gamificação na prática docente.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44485-
dc.description.abstractEstamos imersos em um Mundo Líquido de acordo com Bauman (2011), em uma Era digital, onde a tecnologia domina o mundo em todos os aspectos que nos rodeiam, inclusive na Educação e buscar com que o aluno tenha o desejo de aprender matemática tem sido um grande desafio para os educadores. Ao nos depararmos com uma sala de aula, encontramos vários sujeitos com gostos, desejos, medos e modos de pensar e agir diferentes, além de buscarem por rotas de fuga que os levam a se dispersar da aula. Diante disso, nosso problema de pesquisa é “De que maneira a Gamificação pode contribuir com o desejo do aluno aprender no processo de ensino e aprendizagem, de um grupo de alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Caruaru – PE, nas aulas de Matemática?” Acreditamos que a pesquisa tem caráter relevante para o campo educacional, pois busca apresentar uma metodologia de ensino ativa, proporcionando, assim, professores refletirem sobre sua prática pedagógica e possibilitar o uso da gamificação em sua prática docente. Esse trabalho objetivou, portanto, em compreender como a gamificação pode contribuir para o desejo do aluno aprender matemática, baseado nas teorias da Filosofia da Diferença das discussões de Deleuze (1988) e Guatarri e Rolnik (1996), sobre o desejo do sujeito e a partir das leituras de outros pesquisadores como Queiroz (2016, 2019, 2020) e Costa e Queiroz (2019, 2020). Assim como autores que discutem sobre Metodologias ativas e Gamificação, como Busarello (2016), Menezes (2018), Martins (2015) e Indalécio (2017). A pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes de uma escola pública do Ensino Médio e com o professor de matemática desta escola situada na cidade de Caruaru – PE. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizou-se de levantamentos de dados, através do instrumento questionário destinado a discentes, observação de aulas e entrevista com o docente. Após a análise dos dados, percebemos que a gamificação se apresentou como uma metodologia que pode contribuir em diversos aspectos, entre eles, proporcionar momentos de aprendizado de forma divertida e diferenciada, além de estreitar a relação professor-aluno e entre colegas, proporcionando, assim, momentos de troca de experiências, reflexões e participação ativa e engajada no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent82p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofia da Diferençapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectDesejo do sujeitopt_BR
dc.titleO desejo de aprender matemática : uma perspectiva da Filosofia da Diferença e o uso de Gamificação na prática docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7131148085053899pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxWe are immersed in a Liquid World according to Bauman (2011), in a digital age, where technology dominates the world in all aspects that surround us, including in Education and seeking to make the student have the desire to learn mathematics has been a major challenge for educators. When we come across a classroom, we find several subjects with tastes, desires, fears and different ways of thinking and acting, in addition to looking for escape routes that lead them to disperse from the classroom. Therefore, our research problem is "How can Gamification contribute to the student's desire to learn in the teaching and learning process, of a group of high school students from a Public School in the city of Caruaru - PE, in classes of math?" We believe that the research has a relevant character for the educational field, as it seeks to present an active teaching methodology, thus allowing teachers to reflect on their pedagogical practice and enable the use of gamification in their teaching practice. Therefore, this work aimed to understand how gamification can contribute to the student's desire to learn mathematics, based on the theories of the Philosophy of Difference from the discussions by Deleuze (1988) and Guatarri and Rolnik (1996), about the subject's desire and the based on the readings of other researchers such as Queiroz (2016, 2019, 2020) and Costa e Queiroz (2019, 2020). As well as authors who discuss active methodologies and gamification, such as Busarello (2016), Menezes (2018), Martins (2015) and Indalécio (2017). The research was carried out with a group of students from a public high school and with the mathematics teacher of this school located in the city of Caruaru - PE. The research has a qualitative and descriptive approach, using data collection, through the instrument questionnaire intended for students, observation of classes and interview with the teacher. After analyzing the data, we realized that gamification presented itself as a methodology that can contribute in several aspects, among them, provide moments of learning in a fun and differentiated way, in addition to strengthening the teacher-student relationship and between colleagues, thus providing , moments of exchange of experiences, reflections and active and engaged participation in the teaching and learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ELLEN MILENA BATISTA PONTES.pdf707,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons