Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44507
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque | - |
dc.contributor.author | GALLO, Marina Didier Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T19:05:58Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T19:05:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.citation | GALLO, Marina Didier Nunes. Mulheres artistas no Recife: entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44507 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal discutir as relações entre a arte e a “vida de artista” com o intuito de localizar processos de desvio e de desconstrução de padrões normativos de gênero vigentes a partir da análise de obras e modos de vida de dez artistas mulheres que estão produzindo contemporaneamente (entre os anos de 2016 e 2021), na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. Para desenvolver esses questionamentos tenho como base a relação entre o conceito de estética da existência - desenvolvido pelo filósofo francês Michel Foucault, no qual a função do dizer-a-verdade, enquanto prática de construção ética de si mesmo, deve ser exercida - e a arte, já que para o autor ela é um potente lugar de fala da verdade, através do qual podem haver rompimentos com valores sociais e estéticos estabelecidos culturalmente. Para falar desses processos de rompimento utilizei o conceito de “desvio” do sociólogo Howard Becker. Já Nicolas Bourriaud contribuiu com o debate dentro do campo da teoria da arte especificamente, sobre a arte como modo de vida. Griselda Pollock e Luciana Loponte trazem importantes aportes no que toca a forma como a arte produzida por mulheres foi sendo historiografada, bem como no que se refere a outras possibilidades de olharmos e escrevermos sobre essas produções. Autoras como Bell Hooks, Marcia Tiburi, Margareth Rago e Djamila Ribeiro, contribuíram para os debates que tocam o tema da mulheridade em seus mais diversos âmbitos nesta pesquisa. Dessa forma, o ato de criação pode surgir como um ato de ruptura social, do qual pode brotar, além do objeto, um modo de vida outro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento e Contextualização de Artefatos | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Mulheres artistas | pt_BR |
dc.subject | Arte e Feminismos | pt_BR |
dc.subject | Gênero e Sexualidades | pt_BR |
dc.subject | Estética da existência | pt_BR |
dc.title | Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4094848044666830 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2205907145171008 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this work is to discuss the relationship between art and the “life of an artist” in order to locate processes of deviation and deconstruction of normative gender standards in force based on the analysis of works and ways of life of artists women who are producing contemporaneously (between the years 2016 and 2021), in the Metropolitan Region of Recife, in Pernambuco. To develop these questions I have as a basis the relationship between the concept of aesthetics of existence, developed by the French philosopher Michel Foucault, in which the function of telling the truth, as a practice of ethical construction of oneself, must be exercised, and the art, since for the author it is a powerful way of speaking the truth, through which there can be breaks with cultural and social values established culturally. To speak of these processes of disruption I used the concept of “deviation” by sociologist Howard Becker. Nicolas Bourriaud contributed to the debate within the field of art theory specifically, about art as a way of life. Griselda Pollock and Luciana Loponte bring important contributions to the way in which art produced by women has been historiographed, as well as to other possibilities for looking at and writing about these productions. Authors such as Bell Hooks, Marcia Tiburi, Margareth Rago and Djamila Ribeiro, contributed immensely to the debates that touch the theme of women in its most diverse spheres in this research. In this way, the act of creation can appear as an act of social disruption, from which, in addition to the object, another way of life can emerge. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Marina Didier Nunes Gallo.pdf | 9,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons