Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44523

Compartilhe esta página

Título: Modelos mentais e aprendizagem significativa : átomos e moléculas para o estudo de caso com licenciandos de física em curso de física moderna
Autor(es): BARROS JUNIOR, Saulo José de
Palavras-chave: Representação mental – Pernambuco; Átomos – Modelo; Aprendizagem; Átomos; Moléculas
Data do documento: 14-Out-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS JUNIOR, Saulo José de. Modelos mentais e aprendizagem significativa: átomos e moléculas para o estudo de casos com licenciandos de física em curso de física moderna. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021).
Abstract: A componente curricular Física Moderna é obrigatória em todos os cursos de graduação de Licenciatura em Física. Todavia, é uma das disciplinas que apresenta elevada retenção por reprovação na graduação, gerando, consequentemente, problemas na prática do professor quando este está atuando no ensino médio. Vários estudos buscam compreender esse fenômeno, alguns reputam o problema às questões de metodologia de ensino, outros à precária formação em Física básica dos estudantes do ensino superior e outros ainda se remetem à cultura de o ensino da Física Moderna como algo distante e desnecessário para o conhecimento do aluno. No Centro Acadêmico do Agreste (CAA), onde há um Núcleo de Formação Docente (NFD) com curso de Física Licenciatura, observa-se, a partir de um levantamento feiro nesta pesquisa, uma retenção que pode chegar até 71,43%. Em contrapartida, os modelos mentais, desenvolvidos a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentam-se como instrumentos que buscam compreender a estrutura de significados elaborada para determinados conceitos. Diversos estudos, que utilizam modelos mentais como estratégia de estudo, demonstram que há um grande potencial nesse instrumento para analisar a aprendizagem significativa. Nesse sentido, a presente pesquisa veio com o objetivo de responder o seguinte questionamento: De que forma, os perfis cognitivos da teoria dos modelos mentais dos estudantes de Física - ‘proposicionalista’, ‘modelizador basicamente propocional’ e ‘modelizador basicamente imagístico’ - se relacionam e se enquadram na teoria da aprendizagem significativa? A fim de viabilizar essa pesquisa, um questionário, visando o uso de modelos mentais para o estudo de Física Moderna, foi proposto aos discentes que estavam cursando a disciplina. O questionário utilizou estratégias coletadas de outras experiências disponíveis na literatura, a fim de viabilizar a elaboração de modelos mentais, visando o ensino e aprendizagem de forma significativa dos conceitos abordados em Física Moderna. Sendo assim, a partir do questionário respondido pelos discentes, investigou-se as significações que professores de Física em formação realizaram do estudo de átomos, descrevendo como os alunos entendem e enxergam esses conceitos e traspõem isso em forma de representações mentais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44523
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Saulo José de Barros Junior.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons