Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44556

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorASSIS, Wyllyamis José de-
dc.date.accessioned2022-05-25T12:19:43Z-
dc.date.available2022-05-25T12:19:43Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.date.submitted2022-05-19-
dc.identifier.citationASSIS, Wyllyamis José de. Discalculia na sala de aula: um estudo de caso com estudantes de uma Unidade de Internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44556-
dc.description.abstractBuscando compreender as dificuldades dos estudantes em aulas de Matemática, temos como problema de pesquisa quais os possíveis casos de Discalculia em um grupo de estudantes de uma Unidade de Internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE)? Quais as principais dificuldades dos estudantes da Unidade pesquisada? Dificuldades na aprendizagem Matemática tem sido algo frequente, barreiras são criadas a cada novo assunto explanado, as metodologias utilizadas pelos professores nem sempre consegue tornar os conhecimentos acessíveis. Percebemos que por vezes, o problema não é da disciplina Matemática em si, mas outros fatores são cruciais para que ela seja vista como uma vilã. O Objetivo central da pesquisa foi analisar possíveis casos de Discalculia em um grupo de estudantes de uma Unidade de Internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE) e como objetivos específicos: A identificação destes casos; Identificação das subcategorias; e a relação entre estes subtipos. Os participantes da pesquisa foram jovens e adolescentes que tiveram conflito com a Lei e que se encontram cumprindo Medida Socioeducativa de Internação. A pesquisa teve caráter qualitativa e quantitativa (quali-quanti). Para que a pesquisa acorresse, alguns passos foram seguidos, dentre eles, explicar aos alunos como iria se dar a pesquisa, aplicar um teste diagnóstico e relacionar, via planilha do Excel, as subcategorias de Discalculia com o que foi coletado. Concluímos que existe uma frequência alta de casos de Discalculia na FUNASE, além de uma dificuldade na língua materna que corrobora para uma dificuldade na aprendizagem matemática. Para amenizar este fato, sugestionamos o uso de jogos com a finalidade de inclusão destes jovens e adolescentes.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.titleDiscalculia na sala de aula: um estudo de caso com estudantes de uma Unidade de Internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0792159415018590pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxBuscando comprender las dificultades de los alumnos en las clases de Matemática, tenemos como problema de investigación ¿cuáles son los posibles casos de Discalculia en un grupo de alumnos de una Unidad de Internación de la Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE)? ¿Cuáles son las principales dificultades de los estudiantes de la Unidad investigada? Las dificultades en el aprendizaje de las Matemáticas han sido frecuentes, se crean barreras con cada nuevo tema explicado, las metodologías que utilizan los docentes no siempre logran hacer accesible el conocimiento. Nos damos cuenta de que a veces el problema no es la disciplina Matemática en sí, sino que otros factores son cruciales para que sea vista como una villana. La investigación tuvo como objetivo principal analizar posibles casos de Discalculia en un grupo de estudiantes de una Unidad de Internación de la Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE) y como objetivos específicos: La identificación de estos casos; Identificación de subcategorías; y la relación entre estos subtipos. Los participantes de la investigación fueron jóvenes y adolescentes que tuvieron conflicto con la ley y que se encuentran cumpliendo la Medida de Internamiento Socioeducativo. La investigación tuvo un carácter cualitativo y cuantitativo (quali-quanti). Para la realización de la investigación se siguieron algunos pasos, entre ellos, explicar a los estudiantes cómo se llevaría a cabo la investigación, aplicar una prueba diagnóstica y relacionar, a través de una hoja de cálculo de Excel, las subcategorías de Discalculia con lo recolectado. Concluimos que existe una alta frecuencia de casos de discalculia en FUNASE, además de una dificultad en la lengua materna que corrobora una dificultad en el aprendizaje matemático. Para paliar este hecho, sugerimos el uso de juegos con el fin de incluir a estos jóvenes y adolescentes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0501-6904pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WYLLYAMIS JOSÉ DE ASSIS - TCC.pdf505,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons