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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44593

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Título: Islamismo e terrorismo : representações sociais entre universitários brasileiros e turcos
Autor(es): SOUZA, Ariane Siqueira Barboza
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Islamismo; Terrorismo; Representações sociais; Estudantes universitários
Data do documento: 27-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Ariane Siqueira Barboza. Islamismo e terrorismo : representações sociais entre universitários brasileiros e turcos. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: No Manuscrito 1, investigou-se, entre 134 estudantes universitários (65 turcos e 69 brasileiros), a organização estrutural da representação social dos conceitos “Islamismo” e “terrorismo” e como a nacionalidade associa-se a essa organização estrutural. Como meio de acesso ao campo semântico das representações, utilizou-se a técnica da associação livre. Ao que se refere ao Brasil, obteve-se um total de 21 categorias de análise em relação ao Islamismo e 19 categorias em relação ao terrorismo. Na Turquia, 19 categorias foram originadas em relação ao Islamismo e 20 categorias em relação ao Terrorismo. Tais categorias foram compostas a partir das expressões semânticas agrupadas de acordo com a similaridade de significados. Foi demonstrado na análise dos significados de “Islamismo” e “terrorismo” que a organização desses conceitos está fortemente relacionada ao fator nacionalidade, evidenciando uma prevalência de referenciais diferentes oriundos de vivências culturais distintas. No Manuscrito 2, por intermédio da análise multidimensional baseada na Teoria das Facetas, objetivou-se investigar a conceitualização que universitários brasileiros e turcos têm sobre o que é Islamismo e terrorismo. Em um primeiro momento, os participantes foram solicitados que expressassem o que lhes vinham ao pensamento com a evocação das palavras- estimulo Islamismo e terrorismo. Após um levantamento das palavras mais frequentes evocadas, foram selecionadas 15 palavras. Na sequência, foram-se investigadas as estruturas conceituais das palavras Islamismo e terrorismo através da técnica não-verbal da classificação livre. A Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) foi utilizada para analisar os resultados das inter-relações entre todas as variáveis. Evidenciou-se que as amostras estudadas, brasileira e turca, atribuem significados diferentes a Islamismo e terrorismo. O fator nacionalidade, então, se mostra fortemente influenciador desses referenciais. No Manuscrito 3, objetivou-se descrever o conteúdo das representações sociais de universitários brasileiros e turcos a respeito do Islamismo e do terrorismo. Para isso, realizou-se a coleta de dados em duas etapas. Primeiramente, através da técnica da associação livre, 134 universitários, de ambos os países, expressaram o que pensavam diante das palavras islamismo e terrorismo. Na sequência, por intermédio do Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM), 30 estudantes, de ambos os países, classificaram as palavras mais associadas pelos estudantes da primeira etapa através da classificação dirigida. Tais palavras foram classificadas de acordo com o grau de associação com a palavra Islamismo ou terrorismo. Através de métodos estatísticos multidimensionais, a análise pôde ser viabilizada, construindo-se a estruturação do campo das representações sociais. Evidenciou-se que a amostra de universitários brasileiros demonstrou uma forte associação do Islamismo a terrorismo, caos, medo, maldade, destruição, guerra, morte e violência. Já a amostra de universitários turcos, não demonstrou uma associação significativa entre o islamismo e esses mesmos elementos. O presente estudo visa colaborar com uma ampliação do entendimento sobre a representação social do Islamismo e do terrorismo entre universitários brasileiros e turcos, oferencendo uma contribuição à lacuna existente na literatura científica a respeito desse tema e tornando-se uma possível inspiração para novos estudos que visem aprofundar e refinar as investigações com as amostras aqui selecionadas e seus instrumentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44593
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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