Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44609
Compartilhe esta página
Título: | O estudo do erro : contribuições do modelo de análise didática do erro no processo de ensino e aprendizagem de matemática |
Autor(es): | SENA, Wedna Raiane de |
Palavras-chave: | Didática; Matemática – Estudo e ensino – Avaliação de erros - Pernambuco; Aprendizagem; Avaliação |
Data do documento: | 12-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SENA, Wedna Raiane de. O estudo do erro: contribuições do modelo de análise didática do erro no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições do estudo do erro no processo de ensino e aprendizagem de Matemática que professores mestrandos realizam ao utilizar o Modelo de Análise Didática dos Erros proposto por Torre (2007). Para tanto, optamos por apresentar reflexões sobre o que é a avaliação, na perspectiva da formação e suas limitações, sobre o trabalho que pode ser realizado diante do estudo do erro, utilizando-o como estratégia de mudança. Ainda em nosso referencial teórico contemplamos o Modelo de Análise Didática do Erro (MADE), proposto por Torre (2007), que busca contribuir no processo de ensino e aprendizagem, utilizando o erro como ferramenta didática. Nosso estudo de cunho qualitativo foi realizado com quatro professores de matemática e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). A pesquisa aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste de forma remota seguindo a Resolução CEPE/UFPE no 08/2020, que regulamenta o Calendário Acadêmico Suplementar (CAS), frente ao contexto de Pandemia da Covid-19. Para responder aos objetivos desta pesquisa, fez-se necessário iniciar uma investigação desenvolvida em várias etapas, dentre elas um momento de intervenção, em que foi ministrada uma oficina para explicar o MADE e um questionário com respostas para serem discutidas e analisadas pelos professores mestrandos segundo o modelo de análise proposto por Torre (2007). Os resultados da pesquisa apontam para a contribuição do MADE e a necessidade de estudar sobre a análise dos erros, devido à sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44609 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wedna Raiane de Sena.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons